OCentro Cultural Ikuiapá do Museu do Índio, localizado em Cuiabá (MT) e vinculado à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), abre as inscrições para a oficina virtual “Povo Boe (Bororo) e a história cuiabana”, que será ministrada pelo indígena Liberio Uiagumeareu.

Os encontros pretendem apresentar as inter-relações entre a história de Cuiabá e a história do povo Boe, e proporcionar o olhar desse povo sobre as relações interculturais estabelecidas, uma vez que várias nomenclaturas, costumes e tradições cuiabanas surgiram de misturas com a cultura Boe. Exemplo disso é o próprio nome da cidade Cuiabá, que deriva de Ikuyapá, nome dado à flecha Boe utilizada para a pesca.

Liberio Uiagumeareu é indígena pertencente ao povo Boe, conhecido como Bororo, da aldeia Meruri, localizada no Município de General Carneiro, no estado do Mato Grosso. É graduado e mestrando em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso e Residente na Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal do Pará.

Serão realizados quatro encontros, em formato de roda de conversa, entre os dias 17 e 20 de julho, com duração de duas horas cada (de 14h a 16h no horário de Cuiabá / 15h às 17h no horário de Brasília).

As inscrições são gratuitas e ocorrem até 10 de julho. Se inscreva preenchendo o formulário. 

Confira a programação completa da oficina:

• Dia 1 (17/07): Auto apresentação e dinâmica interativa: conhecendo os interlocutores e suas perspectivas sobre as culturas indígenas e a Boe (Bororo)
• Dia 2 (18/07): A origem do povo Boe: Cosmologia, Territorialidade e Espiritualidade
• Dia 3 (19/07): O Estado de Mato Grosso: Terra Indígena, Terra Boe
• Dia 4 (20/07): A relação entre a cidade de Cuiabá e o Povo Boe: Ikuiapá

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/inscricoes-abertas-centro-cultural-ikuiapa-realizara-oficina-virtual-sobre-o-povo-boe-e-a-historia-cuiabana