Legenda: Organizada sob o tema “Implementando a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas”, a 24ª sessão do Fórum Permanente será realizada de 21 de abril a 2 de maio de 2025 na sede da ONU em Nova Iorque.

Foto: © ONU/Manuel Elías.

A 24ª sessão do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas teve início nesta segunda (21) em Nova Iorque.

Estabelecido em 2000 com o mandato de tratar das questões indígenas relacionadas ao desenvolvimento econômico e social, cultura, meio ambiente, educação, saúde e direitos humanos, o Fórum é um órgão consultivo de alto nível do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC). 

As reuniões da 24ª sessão do Fórum serão transmitidas ao vivo, até 2 de maio, pela TV on-line da ONU

Organizada sob o tema “Implementando a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas”, a 24ª sessão do Fórum Permanente será realizada de 21 de abril a 2 de maio de 2025 na sede da ONU em Nova Iorque. 

Em sua mensagem para a abertura do Fórum, o secretário-geral da ONU, António Guterres, enfatizou que “os povos indígenas estão na linha de frente da mudança climática, da poluição e da perda de biodiversidade, apesar de não terem feito nada para criar essas crises e tudo para tentar impedi-las.”

“Os povos indígenas do mundo são magnificamente diversos em termos de culturas, idiomas, histórias e tradições, mas unidos por características e desafios comuns. Vocês são os principais protetores da biodiversidade e do meio ambiente do mundo. Seus conhecimentos e práticas tradicionais são modelos líderes de conservação e uso sustentável, refletindo seu compromisso de viver em harmonia com a Mãe Terra e com o bem-estar e os direitos das gerações futuras.” – António Guterres, secretário-geral da ONU, 21 de abril de 2025 

Sobre o Fórum: 

Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas (UNPFII) é um órgão consultivo de alto nível do Conselho Econômico e Social (ECOSOC). 

O Fórum foi criado em 28 de julho de 2000 pela Assembleia Geral da ONU com o mandato de lidar com questões indígenas relacionadas ao desenvolvimento econômico e social, cultura, meio ambiente, educação, saúde e direitos humanos.

Suas funções incluem: 

  • Proporcionar consultoria especializada e recomendações sobre questões indígenas ao Conselho Econômico e Social, bem como a programas, fundos e agências das Nações Unidas.
  • Aumentar a conscientização e promover a integração e a coordenação de atividades relacionadas a questões indígenas dentro do Sistema ONU.
  • Preparar e divulgar informações sobre questões indígenas a nível global.
  • Promover o respeito e a aplicação integral das disposições da Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas e acompanhar sua implementação. 

O Fórum Permanente é um dos três órgãos da ONU encarregados de lidar especificamente com as questões dos povos indígenas. Os outros são o Mecanismo de Especialistas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e o Relator Especial sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, discursa na abertura da 23ª Sessão do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas, em 15 de abril de 2024. ONU Manuel Elías.
Legenda: A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, discursa na abertura da 23ª Sessão do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas, em 15 de abril de 2024.Foto: © ONU/Manuel Elías.

Saiba mais e participe: 

Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/293036-f%C3%B3rum-permanente-sobre-quest%C3%B5es-ind%C3%ADgenas-se-re%C3%BAne-na-sede-das-na%C3%A7%C3%B5es-unidas