Foto: Rafael Nascimento/MS

No encontro, foram debatidos investimentos para a saúde indígena na região

OMinistério da Saúde recebeu lideranças indígenas de quatro etnias do Sul da Bahia na tarde desta terça-feira (22). No encontro, foram debatidos investimentos para a saúde indígena na região.

Segundo as lideranças, entre 2019 e 2022, houve o enfraquecimento das políticas de saúde indígena, o que prejudicou aldeias, polos base e equipes de atendimento. A reformulação do transporte de doentes das aldeias para as unidades de assistência e o abastecimento de água potável foram elencados como medidas urgentes.

“Para nós, é muito importante receber as demandas e saber se a nossa assistência está efetivamente chegando na ponta, em quem precisa. Quando falamos de entregas, temos o dever de saber se quem precisa está de fato recebendo”, comentou o chefe de gabinete da ministra da Saúde, José Guerra.

As demandas apresentadas serão tratadas pelo ministério, que avalia a possibilidade de realizar uma visita técnica às aldeias e ao Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia (DSEI/BA).

“Vamos acompanhar a situação e desenvolver ações que fortaleçam a saúde indígena na região. Esse trabalho será feito pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), que conta com o apoio de todas as secretarias do Ministério da Saúde”, frisou a assessora da Secretaria Executiva, Micheline Luz.

O grupo de cerca de 20 indígenas foi recebido na sede no Ministério da Saúde, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Otávio Augusto
Ministério da SaúdeCategoria

Saúde e Vigilância Sanitária

Tags: saúde indígenalideranças indígenaspolíticas de saúde

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/novembro/ministerio-da-saude-recebe-liderancas-indigenas-do-sul-da-bahia