A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/MS) realizou no último mês, nas cidades de São Gabriel da Cachoeira e Atalaia do Norte (AM), dois encontros sobre saúde mental e promoção do bem viver indígena, dirigido aos trabalhadores dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Alto Rio Negro e Vale do Javari.
Os encontros contaram com a participação de 97 profissionais que compõem as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e, em especial, os Agentes Indígenas de Saúde (AIS).
A escolha desses DSEIs para a realização dessas atividades se deveu ao fato de apresentarem em seus territórios agravos relacionados à saúde mental, como uso prejudicial de álcool, óbitos por suicídio e situações de violência intra e extrafamiliar.
Diante disso, o departamento de atenção à saúde indígena desenvolveu uma estratégia de sensibilização dos profissionais, como forma de apoiá-los na abordagem dessas temáticas durante a rotina de seus atendimentos.
Segundo o psicólogo e referência técnica de saúde mental da Sesai/MS, Fernando Albuquerque, os profissionais participaram de dinâmicas para ampliação da capacidade de escuta e acolhimento. “A aplicação da atividade consiste num único propósito: aprender que temos que cuidar da gente, para poder cuidar do outro”, destacou.
Além disso, foram trabalhadas técnicas de construção participativa de redes de apoio social a pessoas em sofrimento psíquico ou com problema relacionado ao consumo de álcool, buscando identificar pontos de suporte e apoio nas relações familiares e comunitárias de cada paciente.
Todas as atividades foram realizadas com utilização de metodologias ativas, nas quais os trabalhadores expressavam as diferentes realidades vivenciadas e eram convidados a construir criativamente planos de cuidado para os casos trabalhados. Além disso, os demais Distritos foram orientados a realizar ações de promoção do bem viver e enfrentamento ao uso prejudicial de álcool, objetivando ampliar as estratégias de qualificação das equipes para acolhimento e suporte psicossocial às pessoas em sofrimento.
Comentários