Objetivo do edital é cadastrar organizações sem fins lucrativos para a realização de diagnóstico socioeconômico dos danos e impactos à Comunidade Indígena Pataxó Hã Hã Hãe e Pataxó da Aldeia Naô Xohã

Termina na próxima segunda-feira (25) o prazo do chamamento público para o credenciamento de entidades independentes sem fins lucrativos interessadas na realização de diagnóstico socioeconômico de danos e impactos à Comunidade Indígena Pataxó Hã Hã Hãe e Pataxó da Aldeia Naô Xohã, atingidos pelo rompimento das barragens da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). A avaliação também deverá incluir os demais indígenas atingidos que não mais se encontrem na referida aldeia.

A consultoria socioeconômica escolhida avaliará, por meio de estudo, os impactos causados à comunidade indígena, ao território da Aldeia Naô Xohã e ao seu modo de vida em decorrência do rompimento das barragens, contemplando todos os danos e consequências, sejam eles de natureza ambiental, social, territorial, econômica e cultural, além dos relativos à saúde física e mental, para que, a partir desse diagnóstico, seja elaborado plano visando à reparação integral.

A documentação prevista no edital deverá ser encaminhada para o e-mail <<mpf-ft-brumadinho@mpf.mp.br>>.

Escolha – Após o credenciamento, as entidades que preencherem todos os requisitos exigidos no edital se apresentarão à comunidade, para que os próprios indígenas selecionem três delas. Em seguida, a lista das três escolhidas será enviada à Vale S/A, que deverá contratar uma delas, em até 30 dias, para realizar a consultoria.

Para ler a íntegra do Edital, Termo de Referência e ficha de inscrição, clique aqui.

Para acessar os formulários, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9010 / 9008
twitter.com/mpf_mg

 

 

Fonte: http://www.mpf.mp.br/mg/sala-de-imprensa/noticias-mg/desastre-da-vale-termina-na-proxima-segunda-25-prazo-para-inscricao-de-entidade-interessada-em-realizar-diagnostico-dos-impactos-em-comunidade-indigena-atingida