Publicado recentemente, o Planejamento Estratégico 2020 – 2023 da Fundação Nacional do Índio (Funai) atende as diretrizes, objetivos e metas definidos pelas Coordenações-Gerais das áreas finalísticas. O Planejamento Estratégico tem por base a Carteira de Políticas Públicas da fundação, que foi aprovada pela Presidência da Funai em dezembro de 2019 e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em março de 2020.

Saiba mais sobre o Planejamento Estratégico 2020-2023 

De acordo com o coordenador-geral de Gestão Estratégica da Funai, João Francisco Goulart dos Santos, o planejamento estratégico da Funai para o atual ciclo de gestão busca estabelecer o rumo a ser seguido pela instituição, delineando os principais objetivos a serem alcançados. “O PE 2020-23 priorizou estratégias para o alcance dos resultados organizacionais, tendo como principal norteador a Carteira de Políticas Públicas da Fundação, com foco na Missão e na Visão de Futuro da entidade”, afirma.

Conforme informações da Coordenação de Planejamento e Modernização (Coplam), o trabalho de detalhamento das políticas e as discussões com as áreas finalísticas resultaram nos seguintes produtos que compõem o Planejamento Estratégico para o ciclo de gestão 2020 – 2023:

 Mapa Estratégico

O Mapa Estratégico é a representação visual da estratégia da Funai a partir da combinação e da integração de objetivos. O mapa é composto por 14 objetivos, divididos em três perspectivas:

– Resultados à Sociedade;

– Habilitadores; e

– Fundamentos.

Indicadores e Metas Estratégicos

Para conseguir avaliar o alcance dos objetivos, foram definidos indicadores e metas de resultado, pelos quais se avalia o sucesso da estratégia.

Carteira de Projetos Estratégicos

A Carteira de Projetos Estratégicos é um conjunto de projetos que contribuem para o alcance dos objetivos propostos na estratégia. Esses projetos são gerenciados pelas unidades e acompanhados por toda a Funai com o intuito de garantir o sucesso da estratégia.

Confira alguns exemplos dos Projetos Estratégicos voltados para as respectivas unidades da Funai:

Diretoria de Proteção Territorial (DPT)

Projeto Estratégico: rede de proteção territorial e ambiental de Terras Indígenas com a utilização do Centro de Monitoramento Remoto-CMR/Funai

Objetivo: estabelecer rede de órgãos e de instituições federais e estaduais com a utilização da infraestrutura do Centro de Monitoramento Remoto (CMR), com a finalidade de gerar respostas mais rápidas e adequadas às ameaças contra os territórios indígenas detectadas pelo sistema.

Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS)

Projeto Estratégico: solução de Business Intelligence para a Política Indigenista

Objetivo: desenvolvimento de projeto de Business Inteligence no âmbito da DPDS com foco na gestão territorial e ambiental e na promoção ao etnodesenvolvimento, envolvendo modelagem e implementação de Banco de Dados relacional SQL, Data Warehouse e ferramentas de ETL, OLAP e mineração de dados, contemplando licenças de uso como parte necessária para o desenvolvimento da solução global.

Assessoria de Comunicação / Funai

com informações da Diretoria de Administração e Gestão (Dages)

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2020/conheca-o-planejamento-estrategico-da-funai-para-o-ciclo-2020-2023