Cine Japu, em São Gabriel da Cachoeira (AM) 📷 Ana Amélia Hamdan/ISA
A mostra ocorre simultaneamente em mais de 200 cidades brasileiras nesta segunda-feira (28/10)
O Cine Japu foi uma das iniciativas selecionadas para compor o circuito nacional da mostra de curtas-metragens no Dia Internacional da Animação, celebrado na próxima segunda-feira (28/10), com exibições simultâneas em todo o país.
Em São Gabriel da Cachoeira, a programação terá início às 19h no telecentro do ISA – localizado na rua Projetada, nº 70 – Centro – com entrada gratuita.
O Dia Internacional da Animação é uma mostra de animação com filmes nacionais e internacionais que ocorre em mais de 200 cidades em todas as regiões do país.
No Amazonas, além de São Gabriel da Cachoeira, ela também ocorre em Manaus, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Tefé. Em 2024 o evento comemora 21 anos desde sua primeira edição.
Leia também:
Cine Japu é inaugurado no Rio Negro com foco no protagonismo indígena
Cine Japu exibe filmes e conecta pessoas em cidade indígena do Rio Negro
Criado em 2023, o Cine Japu é uma iniciativa do ISA com participação da Rede Wayuri de Comunicadores Indígenas do Rio Negro, que promove sessões quinzenais de cinema e rodas de conversa, com o objetivo de ampliar os diálogos, compartilhar olhares e saberes entre as comunidades e instituições da região, promovendo o fortalecimento das culturas indígenas por meio da arte e do lazer.
A programação do especial do cine clube contará com a exibição de filmes da Mostra Nacional e Internacional, com classificação a partir de 14 anos. Confira:
MOSTRA NACIONAL
Maré Braba
Dir. Pâmela Peregrino – stop motion – 07:16 – 2023 – Porto Seguro/BA
Ela, que conecta a todos pelas suas águas, observa e opera as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor.
Manu Sonha com Onças
Dir. Daniel Og – 2D – 05:32 – 2023 – Rio de Janeiro/RJ
Manu Sonha com Onças é a história de um sonho da menina Manuela que essa noite se encontra com os felinos que habitam sua imaginação e a ajudam a despertar sempre um pouco mais pra quem ela é e o que quer ser no mundo.
Hoje Eu Só Volto Amanhã
Dir. Diego Lacerda – 2D, 3D, Colagens – 08:00 – 2024 – Recife/PE
Cada pessoa é um Carnaval e Marina sabe qual o dela. Nas ladeiras de Olinda ela busca o êxtase da folia carnavalesca, a música, a gritaria, o calor, a alegria, o amor.
Alguns Sinaes
Dir. Samu Mariani – Stop Motion com objetos – 01:23 – 2023 – São Paulo/SP
O vazio constitui o cheio. É como a fofoca científica diz afinal: os átomos contém mais espaço que matéria. Numa boa ficção, podem ser espaços que formas de vida de lógica ainda desconhecida ocupem de forma criativa.
O Nome da Vida
Dir. Amanda Pomar – 2D/3D – 13:00 – 2024 – Juiz de Fora/MG
O Governo Geisel ostentava um discurso moderado, prometendo a famigerada transição democrática enquanto continuava a perseguir os opositores do regime militar. Exemplo dessa dissimulação, o Massacre da Lapa foi arquitetado para aniquilar os dirigentes do PCdoB em dezembro de 1976.
O Futuro Que Me Alcance
Dir. Nat Grego – 2D tradigital – 04:35 – 2023 – São José dos Campos/SP
O Futuro Que Me Alcance é um videoclipe animado da canção de Reynaldo Bessa que nos leva por uma viagem surreal e existencial pelas memórias e afetos do eu-lírico.
Absorta
Dir. Luiza Pugliesi Villaça – 2D – 08:00 – 2023 – São Paulo/SP
Nara, uma jovem adulta exausta, decide tomar um banho após um longo dia. Mas ao submergir na banheira para relaxar, seu momento de introspecção é interrompido por um peixe preso no ralo. Águas profundas e desconhecidas serão exploradas à medida que ela é invadida por diferentes fases da sua vida.
Receita de Vó
Dir. Carlon Hardt – Stop Motion – 03:10 – 2024 – Curitiba/PR
‘Minha vó dizia: menina, não chore pitanga. Cê não queria? Então chupa essa manga!’. “Receita de Vó” nos leva ao quentinho da casa da vó, onde comidas cantam e dançam ao som do mundo mágico do Hip Hop.
MOSTRA INTERNACIONAL
Después del eclipse
Dir. Bea R. Blankenhorst – stop motion – 12:08 – 2019 – Argentina
Argentina, década de 1920. Em um pequeno povoado agrícola, o Club Social anuncia uma grande noite de festa. Dois jovens apaixonados esperam ansiosos pelo momento de se encontrar e dançarem
Le renard et l’oisille
Dir. Fred & Sam Guillaume – 3D – 12:06 – 2018 – Suíça
Uma raposa solitária precisa improvisar a paternidade para um bebê pássaro recém-nascido. Dois caminhos se cruzam e uma família é formada, até que o destino mostra para cada um a vida que devem levar.
Six plain hot dogs
Dir. Joël Vaudreuil – Stop-motion, Animação 2D – 14:59 – 2011 – Canadá
No leste de Montreal, um garoto vai ao restaurante local para buscar cachorros-quentes para ele e sua avó, que está debilitada. No local, ele encontra uma garçonete angustiada por estar sozinha no atendimento.
Black Slide
Dir. Uri Lotan – 3D – 11:12 – 2021 – Israel
Eviah, uma criança jovem e tímida no início da puberdade e seu melhor amigo, Tsuf, entram de fininho no Black Slide, o toboágua mais assustador de Aqua Fun. Lá, Eviah tem visões que irão prepará-lo para os eventos que estão prestes a acontecer em sua casa.
Ila, la niña tejedora
Dir. Edna Y. Higuera Peña – 2D/3D – 04:01 – 2023 – Colômbia
Ila é uma menina do campo que tece o sol com a lua, a terra e a água, através da sua voz, das suas perguntas, da sua imaginação e de suas brincadeiras com o seu amigo, Guardião. Todos os tecidos que esta aventureira produz brotam da ternura e da sua admiração pela grandeza da natureza.
Comentários