Sineia Wapichana coordenadora do departamento de Gestão Territorial, Ambiental e mudanças Climáticas (DGTAMC) e Vanessa Fernandes, ponto focal em crise climática do departamento (DGTAMC) do Conselho Indígena de Roraima (CIR), participam desde ontem (15) em Brasília do encontro “Povos Indígenas e Comunidades Locais: Rumo a Coferência de Clima de Bonn”.
O encotro tem como objetivo, fazer o planejamento para a participação na Conferência de Clima em Bonn, na Alemanha, que ocorrerá nos dias 16 a 26 de junho desde ano. Um evento importante que precede a COP30(Conferencia das Partes) onde é ralizado as negociações e discurssões sobre ações e políticas para enfrentar as mudanças do clima.
Sineia Wapichana que também é Co-presidente do Caucus Indígenas pela América Latina e Caribe, explanou no painel sobre, os desafios e oportunidades para a participação de Povos Indígenas e Comunidades Locais na Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudanças do Clima (UNFCCC COP).
É importante destacar, que Sineia Wapichana foi concebida pela presidência da COP30, como enviada especial de povos indígenas para ter livre acesso e informal a presidência da COP30 para estabelecer diálogo direto para trazer e levar ideias, propostas, experiências e desafios. Escolhida pela sua importância e vasta experiência na pauta de clima ao longo dos anos.
O encontro é realizado pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS) e pela Rede de Cooperação da Amazônia (RCA) e segue até hoje (16), com a participação de mais de 30 pessoas sendo representantes de organizações indígenas e sociedade civil e representantes do governo brasileiro.
Fonte: https://www.cir.org.br/post/povos-indigenas-e-comunidades-locais-rumo-a-conferencia-de-clima-de-bonn
Comentários