A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento de Marciano Rodrigues, ex-coordenador da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul).
Marciano pertencia ao povo Guarani Nhandewa, da Tekoha Yvy Porã, no norte do estado do Paraná. Por mais de 20 anos, dedicou a sua vida ao movimento indígena da região Sul do país, sendo também uma referência no movimento indígena nacional.
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) registrou que, em sua trajetória, Marciano sempre buscava dar oportunidade para os jovens, especialmente na área de comunicação, por entender a importância de dar visibilidade às pautas do movimento indígena e intensificar a luta por seus direitos.
Não por acaso, ele foi um dos criadores do Olhares Indígenas, iniciativa que começou como uma mostra audiovisual, tornou-se um noticiário da Arpinsul e, por fim, a rede de comunicadores indígenas do Sul.
A Funai solidariza-se com a perda e presta condolências aos familiares e amigos de Marciano Rodrigues, ao povo Guarani Nhandewa, aos povos indígenas da região sul e demais regiões do Brasil.
Com informações da Apib
Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/nota-de-pesar-marciano-rodrigues
Comentários