Foto: PRF

Em ação conjunta coordenada pela Casa de Governo em Roraima, o Governo Federal apreendeu 9 mil litros de óleo diesel e 4,4 toneladas de alimentos contrabandeados, entre eles, fardos da farinha venezuelana Harina Pan. O material estava em um depósito clandestino localizado em uma estrada vicinal próxima ao Km 516 da BR-174, na zona rural de Boa Vista.

A operação, realizada na noite de quarta-feira (15), contou com a participação integrada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e da Polícia Judiciária Federal (PJFN), sob coordenação da Casa de Governo em Roraima. 

No local, as equipes encontraram tambores e galões com combustível e centenas de fardos de alimentos armazenados em um galpão de madeira aberto e sem identificação. Foram apreendidos também um caminhão e uma motocicleta. Os materiais foram encaminhados ao 4º Distrito Policial da Polícia Civil de Roraima, onde foram lavrados os procedimentos legais cabíveis. 

Segundo a Casa de Governo, a ofensiva faz parte do esforço contínuo para enfraquecer a cadeia logística do garimpo ilegal e coibir o contrabando transfronteiriço, integrando iniciativas de segurança e transporte para dificultar o abastecimento das atividades de garimpo na Terra Indígena Yanomami. 

Desde a abertura da Casa de Governo, em março de 2024, as ações integradas já retiraram de circulação mais de 202 mil litros de óleo diesel, resultado da soma de apreensões e inutilizações realizadas no estado. Parte do combustível apreendido foi destinada à Guarda Municipal de Boa Vista e à Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos (Coopercinco), reforçando o reaproveitamento responsável de insumos confiscados em ações de combate ao garimpo ilegal. 

Com o apoio das forças federais, o Governo Federal reforça sua presença na Amazônia e reafirma o compromisso de combater o garimpo ilegal, proteger os povos indígenas e preservar o patrimônio natural do país.

Casa de Governo

Coordenada pela Casa Civil da Presidência da República e criada em fevereiro de 2024, a Casa de Governo reúne dezenas de ministérios, órgãos e agências em Roraima, entre eles, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com o objetivo de centralizar a atuação federal no território. De acordo com números consolidados na segunda-feira (13), a operação já realizou 7.559 operações de fiscalização, controle e ações humanitárias. Essas medidas levaram a 680 acampamentos inutilizados, 33 aeronaves e 215 embarcações destruídas, 125 armas apreendidas, além da inutilização de mais de 130 mil litros de combustíveis, entre outros resultados.

Com informações da Casa Civil

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/governo-do-brasil-apreende-9-mil-litros-de-diesel-e-4-toneladas-de-alimentos-em-acao-contra-garimpo-e-contrabando-em-roraima