A Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) participou, entre os dias 19 e 25 de outubro de 2025, do IV Intercâmbio de Cadeias da Sociobiodiversidade, promovido pela Rede de Cooperação Amazônica (RCA), no município de Oiapoque (AP). A FOIRN foi representada por Luciane Tariana, Coordenadora do Departamento de Negócios Socioambientais do Rio Negro.

O evento reuniu representantes de 12 organizações indígenas que integram a RCA, em uma intensa programação de trocas de saberes, vivências e experiências sobre iniciativas sustentáveis e de valorização da sociobiodiversidade na Amazônia.


Durante o intercâmbio, o grupo visitou a agroindústria UASEI, participou do ritual do Turé na aldeia Manga e conheceu práticas locais de manejo do açaí, meliponicultura e agricultura tradicional na aldeia Açaizal. Os Agamins Agentes Ambientais Indígenas de Oiapoque,  apresentaram suas ações de vigilância ambiental e combate à praga da vassoura-de-bruxa da mandioca.


A programação seguiu até a aldeia Galibi Kali’na, onde os participantes vivenciaram o roteiro de turismo comunitário Paläbala, aprendendo sobre o protagonismo das comunidades na valorização de seus saberes e modos de vida. O grupo também visitou o Museu Kuahí, o escritório do Instituto Iepé, a sede da AMIM (Associação dos Povos Indígenas do Município de Oiapoque) e a loja da UASEI.

Segundo Luciane Tariana, a experiência foi marcada pela partilha e fortalecimento das redes de cooperação entre os povos indígenas da Amazônia, “O encontro foi um grande momento de trocas de experiências, escuta e construção coletiva. Cada fala trouxe um saber ancestral; cada gesto reafirmou nosso compromisso com o futuro da Amazônia. Voltamos fortalecidos, com mais coragem e união para seguir na luta contra as ameaças aos nossos territórios e o avanço da exploração de petróleo na Margem Equatorial.”

O IV Intercâmbio de Cadeias da Sociobiodiversidade dá continuidade às ações da RCA no âmbito do projeto ForEco, com apoio da Rainforest Foundation Norway (RFN). A iniciativa reforça o compromisso das organizações indígenas com a sustentabilidade, o respeito à diversidade cultural e a defesa dos territórios tradicionais.

A Foirn Segue  junto nesse caminho de compartilhamento de saberes, respeito e resistência, mantendo a floresta de pé e fortalecendo a sustentabilidade dos povos indígenas da Amazônia.

Fonte: https://foirn.blog/2025/11/03/foirn-participa-do-iv-intercambio-de-cadeias-da-sociobiodiversidade-da-rca-em-oiapoque-amapa/