O Conselho Indígena de Roraima (CIR), representado pelo Vice tuxaua geral, Paulo Ricardo, participou na última Sexta feira, 07 de novembro de 2025, da VIII Assembleia regional da Juventude e catequistas da região Raposa com o tema: “Registrando o histórico de Resistência e Resiliência da juventude e catequistas”, no centro regional Lago Caracaranã na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

O evento contou com a participação do vice tuxaua geral do CIR, lideranças tradicionais, coordenadores regionais de tuxauas, juventude e catequistas, além de crianças que também estiveram presentes.

Durante a assembleia, foi debatido o fortalecimento da juventude indígena dentro de suas comunidades e regiões, uma pauta relevante que busca incentivar jovens indígenas a ocuparem espaços de lutas.

Imagem 1 da galeria
Imagem 2 da galeria
Imagem 3 da galeria
Imagem 4 da galeria
Imagem 5 da galeria
Imagem 6 da galeria

VIII Assembleia da Juventude e catequistas da Região Raposa. Fotos: ASCOM/CIR

O vice tuxaua geral, disse que o CIR busca fortalecer os trabalhos que são desenvolvidos dentro das regiões e comunidades, onde há projetos que possam envolver a presença da juventude indígena, que atualmente são uma base forte.

“Nós enquanto Conselho Indígena de Roraima, buscamos fortalecer a juventude, fortalecer os trabalhos que são desenvolvidos nas regiões, juntamente com os catequistas, e sendo acompanhados pelas lideranças e tuxauas. A juventude hoje é uma base forte do Conselho Indígena, é uma força fundamental nos nossos processos de lutas, e é por isso que a juventude precisa ser mais fortalecida.” Disse Paulo

A assembleia é um marco importante para a juventude da região, que busca mais aprendizados com as lideranças tradicionais sobre o território, a história de luta e as conquistas. É o caso de Karina Garcia, jovem comunicadora da Região Raposa, que relatou sua participação na VIII Assembleia como um espaço de luta e discussões por melhorias.

“Estou aqui como comunicadora da minha região, fazendo registros, mas também ouvindo a fala das lideranças, que buscam de todas as formas colaborar com os jovens, por meio de reuniões, assembleias, trabalhos e o movimento indígena. Nós, enquanto juventude aqui presente, se sentimos mais fortalecidos com o apoio de nossas lideranças e da nossa organização, o CIR”, ressaltou Garcia.

Fonte: https://cir.org.br/post/cir-participa-da-viii-assembleia-regional-da-juventude-e-catequistas-da-regiao-raposa