Andressa Juruci, do povo Manoki
A Operação Amazônia Nativa (OPAN) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Andressa Juruci, jovem do povo Manoki, de 22 anos, ocorrido no dia 13 de fevereiro, em decorrência de um grave acidente de trânsito na BR-174, no município de Brasnorte (MT).
Filha de Lucianete Atusi Apalaikirã e José Pedro Ulipyãce, Andressa era reconhecida por sua alegria, com um sorriso que permanecerá vivo na memória de sua família e de seu povo.
Comprometida com a cultura e a ancestralidade Manoki, seguiu os passos de seus avós e bisavós na defesa de seu território e de seus saberes tradicionais. Em 2025, participou de uma expedição à Terra Indígena Manoki, recentemente homologada, reafirmando seu vínculo com a história e a luta de seu povo.
Casada com Weliton Douglas Kayoli, teve a pequena Maria Victoria, que completa quatro anos em março.
Sua partida inesperada deixa familiares, amigos e todo o povo Manoki em profunda tristeza. Em homenagem publicada no Instagram, a Mídia Manoki escreveu: “Sua partida deixa um vazio imenso em nossa terra, em nossas casas e em cada coração que teve o privilégio de conhecer sua luz”.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com seu esposo, a quem desejamos pronta recuperação, com sua filha, com toda a família de Andressa e com o povo Manoki diante dessa perda irreparável.
Que encontrem conforto na memória, na força da ancestralidade e na união de sua comunidade.
Operação Amazônia Nativa (OPAN)
19 de fevereiro de 2026
Fonte: https://amazonianativa.org.br/2026/02/19/nota-de-falecimento-12/
Comentários