Estamos dando início à programação do “Abril no Acre Indígena 2026”, uma iniciativa criada em 2012 para fortalecer a luta por direitos dos povos indígenas no Acre e ampliar as reflexões sobre conhecimentos indígenas, diversidade, culturas, educação e mudanças climáticas, temas que impactam diretamente os povos indígenas e seus territórios.

A programação inclui artigos no site da CPI-Acre, posts especiais, uma exposição sobre Cartografia Indígena no Museu dos Povos Acreanos, visitas ao Centro de Formação dos Povos da Floresta e a participação de jovens comunicadores indígenas no Acampamento Terra Livre (ATL), uma das mais importantes mobilizações indígenas do país.

Os jovens já estão em Brasília desde domingo, 5 de abril, fazendo a cobertura do evento e participando de uma Oficina sobre Comunicação e Direitos, organizada para o ATL. Serão cinco dias de mobilização, reunindo povos indígenas do Brasil e do mundo. Acompanhe nossas redes para saber mais sobre o ATL.

Em Rio Branco, a CPI-Acre se prepara para receber estudantes da cidade no Centro de Formação dos Povos da Floresta, onde está sendo realizado o XXXVI Curso de Agentes Agroflorestais Indígenas. Em diálogo direto com os AAFIs, os estudantes conhecerão temas como segurança alimentar, ecologia e gestão ambiental dos territórios, entre outros conteúdos abordados na formação.

No site da CPI-Acre, a programação se inicia com um artigo de Renato Gavazzi, curador da exposição Cartografia Indígena – Descolonizando Mente e Espaço. O texto apresenta o mapeamento como ferramenta de gestão e autonomia territorial e, ao mesmo tempo, como linguagem e expressão de conhecimentos próprios. A exposição estará aberta ao público de 8 de abril a 31 de maio, das 9h às 18h, na Galeria de Exposições Sansão Pereira.

Ao longo de abril, a proposta é ampliar o acesso à informação, promover a escuta e fortalecer o diálogo com os povos indígenas, contribuindo para aproximar a população acreana dessas realidades, já que o Acre é um estado que tem um histórico consistente de luta e organização pelos direitos indígenas.

Fonte: https://cpiacre.org.br/abril-no-acre-indigena-um-mes-inteiro-para-refletir-debater-vivenciar-e-apoiar-os-direitos-indigenas-no-acre/#