A Fundação Nacional do Índio (Funai) está articulando junto ao Departamento de Ações Programáticas (DAPES) da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/Ministério da Saúde) a disponibilização de uma nova quantidade de materiais necessários às equipes da Fundação para o atendimento aos povos indígenas em contexto nacional, diante da situação de emergência em saúde pública decorrente da COVI-19.

A Funai conta com 39 Coordenações Regionais, 225 Coordenações Técnicas Locais, 11 Coordenações de Frente de Proteção Etnoambiental, que prestam o atendimento direto aos indígenas. Essas unidades estão espalhadas em todo o território nacional.

Como se sabe os povos indígenas, em especial aqueles em isolamento voluntário ou de recente contato, são mais vulneráveis a infecções virais, requerendo um maior cuidado dos agentes públicos na atuação. Assim, todas as precauções necessárias devem ser tomadas para evitar a contaminação das comunidades.

Do que a Funai precisa:

1.200 máscaras cirúrgicas

500 toucas

600 óculos

300 luvas látex

 

Assessoria de Comunicação da Funai

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/6025-funai-articula-com-ministerio-da-saude-aquisicao-de-novos-materiais-no-combate-ao-coronavirus