Foto: Igor Kuhn/MS

Profissionais se deslocaram para as aldeias de Nova Vista e Aminã, onde será realizada uma série de ações de assistência à saúde voltadas à população indígena da região

Profissionais do Ministério da Saúde chegaram às comunidades indígenas de Nova Vista e Aminã, afetadas pela emergência climática no Baixo Tapajós, no Pará. Divididos em duas equipes, profissionais da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) e do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins (Dsei Guatoc) partiram do município de Santarém rumo às regiões conhecidas como Arapiuns I e II, sob fumaça de queimadas, ameaça de chuva e sensação térmica elevada. 

A Equipe 1 se deslocou de hidroavião rumo à aldeia Nova Vista, onde vivem 65 famílias da etnia Arapiun. Já a Equipe 2 realizou o deslocamento à aldeia Aminã – comunidade composta por 76 famílias da etnia Tupaiú – via transporte fluvial e hidroavião. 

Na aldeia Aminã, a equipe do Ministério da Saúde se reuniu com o cacique Mário Cardoso Ferreira e outros membros locais. Na ocasião, falaram sobre a infraestrutura e o roteiro dos atendimentos à saúde, que devem durar dois dias e são voltados para toda a população, de cerca de 200 pessoas residentes no local. Após o atendimento na comunidade, a equipe atenderá aldeias vizinhas. A equipe 1 segue um roteiro semelhante. 

“Antigamente, nós não conhecíamos o SUS e o SUS não conhecia a nós, indígenas”, destaca o cacique. “Hoje é diferente porque temos reconhecimento, temos a Sesai, e estamos recebendo essa visita da Força Nacional do SUS. Isso nos mostra o quanto as coisas mudaram”, complementa. 

As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e técnicos em gestão, que realizarão consultas médicas e de enfermagem, visitas domiciliares e atendimentos de pré-natal, entre outros. Além disso, serão disseminadas orientações sobre Covid-19, viroses e ações educativas de saúde. A missão do Ministério da Saúde conta com o respaldo das visitas técnicas de diagnóstico efetuadas por integrantes da Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde, que levantaram as comunidades com maior necessidade de atenção à saúde frente à seca extrema e às queimadas que afetam o país. 

Daniel Zimmermann
Ministério da SaúdeCategoria

Saúde e Vigilância Sanitária

Tags: atenção especializada à saúdesaúde indígenaforça nacional do susqueimadas

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/novembro/missao-do-ministerio-da-saude-chega-a-comunidades-indigenas-do-baixo-tapajos-no-para