Evento será realizado nesta semana pelo Ministério dos Povos Indígenas em parceria com a Mídia Indígena e tem a expectativa de reunir cerca de 100 comunicadores
São esperados cerca de 100 comunicadores indígenas para os quatro dias de formação. Foto: Ascom MPI
Entre quinta-feira e domingo (28 a 31/08), em Belém do Pará, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) promove o 1º Encontro Nacional de Comunicação Indígena, em parceria com a Mídia Indígena. No sábado (30), às 11h, a ministra Sonia Guajajara integra a mesa “Participação Indígena em Espaços Internacionais de Negociação Climática”.
“Precisamos demarcar todos os espaços com a nossa presença e com os nossos conhecimentos ancestrais, ampliar a participação indígena na comunicação, nos governos, nas negociações internacionais e, cada vez mais, nos espaços de tomada de decisão. Esse é caminho para combatermos os impactos globais da emergência climática e alcançarmos uma sociedade mais justa para todos”, defende a ministra.
Com quatro dias de formação, o evento terá a participação exclusiva de comunicadores indígenas previamente inscritos em um mapeamento realizado pelas redes sociais pelo Coletivo Mídia Indígena. A programação prevê painéis, oficinas, palestras, debates e exibição de filmes focados na valorização da comunicação indígena brasileira, contemplando temas como a regulamentação das redes sociais, a inteligência artificial e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), entre outros.
De acordo com os organizadores, o objetivo é consolidar uma rede de comunicadores indígenas capaz de dar visibilidade, de forma autônoma, às lutas e conquistas dos povos originários, mantendo sempre o diálogo com a sociedade.
“Esse encontro representa a força coletiva dos povos indígenas na construção de suas próprias narrativas. É um espaço para fortalecer nossa voz, pensar estratégias conjuntas e afirmar que comunicação também é território de luta e de resistência”, afirma Fly Tentehar, integrante da Mídia Indígena e um dos organizadores do encontro.
Programação
As atividades acontecem das 9h às 18h, ao longo dos quatro dias. Os debates serão guiados por cinco eixos centrais: memória e identidade da comunicação indígena, formação política e técnica de comunicadores, articulação de uma rede nacional, estratégias de comunicação para a COP30 e criação de campanhas de impacto e diálogo com a sociedade.
Além da ministra Sonia Guajajara, também participam da programação a secretária nacional de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas, Giovana Mandulão, a enviada especial da COP 30, Sineia Wapichana, a deputada federal Célia Xakriabá, o coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Kleber Karipuna, e comunicadores do Coletivo Mídia Indígena, que compartilham experiências de incidência em grandes eventos nacionais e internacionais. Também participam jornalistas, cineastas e pesquisadores que têm se dedicado a dar visibilidade às lutas dos povos indígenas no país.
Preparação para COP 30
O encontro também será um ponto de articulação para a construção coletiva do plano de cobertura colaborativa da COP30. Os comunicadores definirão as estratégias de comunicação para ampliar a cobertura do evento que acontece em novembro em Belém do Pará, com foco em difundir e ampliar o protagonismo indígena no debate climático global.
Serviço:
I Encontro Nacional de Comunicação Indígena (ENCI)
Data: entre 28 e 31 de agosto
Local: Casa Maraká (Avenida Nazaré, 630), em Belém do Pará
>> Mais informações: Assessoria de Comunicação do MPI – mpi.ascom@povosindigenas.gov.br, (61) 2020-8632 e (61) 94573-6205.
Comentários