Em meio à eleição para a presidência da Câmara, a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas apresentou nesta segunda-feira (01) mais um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Entidades indigenistas e parlamentares da oposição também assinam o documento em que identificam um “teatro de absurdos sem fim” no comando da presidência da República. O texto aponta uma série de ações e omissões do governo federal que, segundo os autores do pedido, estariam levando ao “genocídio” das populações originais. O pedido de impeachment cita relação entre o “desmonte” dos órgãos públicos e a invasão de terras indígenas – como a dos Yanomami, em Roraima –, o assassinato de lideranças e a disseminação de Covid-19 entre os indígenas.

Coordenadora da frente parlamentar, a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), da Rede de Roraima, avalia que o que chama de “violência institucionalizada” contra os indígenas justifica o impeachment de Bolsonaro. “Nós estamos denunciando todos esses crimes de violação dos direitos constitucionais, dos direitos relacionados às leis infraconstitucionais, à obrigação de o Estado brasileiro demarcar terras indígenas, respeitar e proteger os bens”.

A deputada citou ainda o “desmonte” de órgãos como Funai, Ibama e ICMBio. “Que vem prejudicando principalmente as terras indígenas que estão sendo invadidas por garimpeiros e outros invasores. Esse é o sentido da omissão e da violência institucionalizada”, completou.

Entre as 16 organizações, que assinam o pedido de impeachment juntamente com a frente parlamentar, estão a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Grande Assembleia do Povo Guarani (Aty Guasu) e o Conselho Terena. Esse é o 66° pedido de impeachment contra Bolsonaro apresentado na Câmara dos Deputados.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Geórgia Moraes

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

 

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/724660-frente-parlamentar-indigena-pede-impeachment-de-bolsonaro/

Thank you for your upload