Um dos desafios da educação escolar indígena é a utilização de instrumentos que valorizem a cultura, os costumes tradicionais e o modo de vida dos povos indígenas. Exercitando a prática, alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Indígena Inácio Mandulão, da comunidade indígena Aningal, região Amajari, juntamente com os professores tiveram uma aula diferenciada na terça-feira, 12.

Os jovens foram até a comunidade Vida Nova distante cerca de 5km da comunidade Aningal, para acompanhar a produção da panela de barro. Quem repassou o conhecimento tradicional foi a artesã Maria Deltina Macuxi, de 62 anos, que mantém a tradição de produzir a panela de barro.

Deltina Macuxi explicou aos alunos o passo a passo dessa tradição secular, desde pedir permissão aos ancestrais, até seguir a regra do que pode e não pode. Como, por exemplo, citou que mulheres no período menstrual não podem tocar no barro, para não correr o risco do produto não dar certo.  Além disso, a produção envolve esforço físico, técnicas e bastante conhecimento.

Fotos: Acervo Maria Betânia

A professora de arte indígena, Maria Betânia, do povo Macuxi, acompanhou os alunos na aula diferenciada, e contou com emoção, como é importante transmitir aos estudantes os conhecimentos ancestrais.

“Foi muito importante transmitir aos nossos alunos esses conhecimentos, faz com que eles possam cada vez mais, entender o quanto é importante valorizarmos a nossa cultura e que nossa mãe terra tem seus protetores e precisamos sempre defendê-la”, afirmou a professora.

Com a aula prática, os estudantes vão debater em sala de aula, e em outro momento praticar o que aprenderam com a artesã Deltina Macuxi.
A iniciativa também incentiva outras escolas indígenas a fortalecerem os seus instrumentos de ensino específico e diferenciado, valorizando as tradições culturais da própria comunidade indígena.

Fonte: https://cir.org.br/site/2023/09/14/estudantes-indigenas-da-escola-inacio-mandulao-no-amajari-participam-de-aula-pratica-de-producao-da-panela-de-barro/

Thank you for your upload