Sem uma ação efetiva dos órgãos públicos para acabar de vez com o garimpo ilegal nas terras indígenas de Roraima, as próprias lideranças estão agindo para combater as invasões, principalmente de garimpeiros ilegais que a cada dia avançam sobre o território Raposa Serra do Sol. 

Após receberem a denúncia, imediatamente, o Grupo de Proteção, Vigilância e Territorial Indígena (GPVITI) que atua nas regiões da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, especificamente na região das Serras, acionou novamente a assessoria jurídica do Conselho Indígena de Roraima (CIR), nesta terça-feira, 19, e encaminhou a gravidade da denúncia.

Material de garimpo ilegal apreendido pelas próprias lideranças indígenas da terra indígena Raposa Serra do Sol.

De acordo com as lideranças, ao receberem denúncia de que um caminhão carregado de materiais destinado ao garimpo ilegal estava entrando em direção a comunidade indígena Mutum, imediatamente, o grupo se deslocou até a comunidade Pedra Branca, onde está localizado um dos Postos de Vigilância e Monitoramento, situado para combater a entrada de pessoas estranhas e invasoras no território. Por volta de 1h da madrugada, o caminhão com os materiais foi abordado pelo grupo.

O motorista identificado como nome vulgo “fininho”, disse que estava indo para a comunidade Mutum. O frete estava carregado de botija de gás para a comunidade Ticoça, além dos materiais de garimpo pertencentes ao senhor Welliton, um não indígena que mora em Boa Vista.

Ao ser abordado, o motorista informou que foi procurado no domingo (17) para realizar o frete. Em seguida o GPVITI encaminhou até o posto de vigilância Tabatinga onde o material está apreendido e no aguardo das autoridades competentes.

É urgente que autoridades públicas federais deem respostas às lideranças indígenas que clamam pela proteção e monitoramento das terras indígenas. Somente nesses dois meses, foram encaminhadas duas denúncias graves de invasão à terra indígena Raposa Serra do Sol.

A assessoria jurídica do CIR protocolou a denúncia na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e na Polícia Federal (PF).

Fonte: https://cir.org.br/site/2023/09/19/gpviti-apreende-materiais-de-garimpo-ilegal-na-ti-raposa-serra-do-sol/

Thank you for your upload