O Conselho Indígena de Roraima, manifesta repúdio ao corte de verbas pelo Presidente da República, conforme publicado no Diário Oficial da União no dia 24 de janeiro. No qual efetua vetos no orçamento do ano de 2022 que afetam principalmente a proteção aos Povos indígenas.
Com o corte de verbas destinadas à regularização, demarcação e fiscalização de terras indígenas, proteção dos povos indígenas isolados, Proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas, as comunidades ficam cada vez mais à mercê das invasões, agravada pela pandemia. Os cortes também afetam as políticas de igualdade e enfrentamento a violência contra a mulher, pesquisas científicas e educação.
A política indigenista do atual governo caminha a passos largos para abrir os territórios para a exploração predatória à custa de vidas indígenas, levado a cabo por pessoas que estão a serviço do agronegócio e de grandes latifundiários na FUNAI. Assistimos perplexos o avanço da política de extermínio aos povos indígenas, a exemplo os povos indígenas isolados que sem a verba de proteção ficam cada vez mais suscetíveis a ataques e a contatos forçados podendo significar o extermínio. Presenciamos um governo sem compromisso com os povos indígenas, como está acontecendo diante da pandemia, onde somente depois de dois anos criou um comitê de enfrentamento à covid destinado a povos indígenas. Se não fosse pela luta dos povos indígenas o cenário seria mais grave.
Nosso repúdio também se estende os gestores das instituições de proteção indígenas que por estarem aparelhadas ao governo federal, não fazem a proteção e punem os invasores de forma branda, e se quer se pronunciam, e são coniventes com sua depredação.
Portanto, externamos o nosso repúdio aos cortes de verbas destina à regularização, demarcação, fiscalização de terras indígenas, proteção dos povos indígenas isolados, Proteção e promoção dos direitos indígenas.

Conselho Indígena de Roraima, 25 de Janeiro de 2022

Fonte: https://cir.org.br/site/2022/01/25/nota-de-repudio-ao-corte-de-verbas-para-a-protecao-aos-povos-indigenas/

Thank you for your upload