São mais de 30 anos de dedicação incansável em defesa dos direitos, da proteção e preservação ambiental, enfrentamento às mudanças climáticas, pela autonomia, fortalecimento e bem viver das comunidades indígenas, Sineia Bezerra do Vale, do povo Wapichana, gestora ambiental, recebeu mais uma premiação por essas e  outras atuações por meio do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA) do Conselho Indígena de Roraima (CIR), organização que completou 53 anos este ano.

Mestranda em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais pela Universidade de Brasília ( UnB), Sineia recebeu na última sexta-feira, 1º de setembro, o Troféu Romy, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), concedido a cinco mulheres mais atuantes em 2023.

Durante o discurso  bastante celebrado e emocionado, a coordenadora, afirmou que momento  marca, a conquista  das mulheres indígenas que estão ocupando espaços  de direitos.

” É uma honra estar e conquistar espaços em lugares que muitas vezes não é dada a voz às mulheres. Para mim é uma honra estar aqui  com essas mulheres guerreiras premiadas, e ofereço o prêmio a todas as mulheres do Brasil, em especial as mulheres indígenas, que estão conquistando nosso espaço de direito nesse país”.

Outra menção importante foi sobre o Conselho Indígena de Roraima(CIR)  e as lideranças de bases com quem aprendeu bastante durante os anos de atuação na defesa dos direitos indígenas.

“ Estar nesses espaços dentro ou fora do Brasil, para mim é muito importante na minha trajetória. Desde os 17 anos trabalho na organização que hoje estou, há 30 anos eu trabalho no Conselho Indígena de Roraima, lá foi minha melhor faculdade de aprendizado” considerou Sineia.

Sineia durante a premiação  Fotos: Arquivo Pessoal 

Sineia Wapichana, está entre as mulheres premiadas com o Troféu Romy, como Maria da Penha, farmacêutica, ativista da Defesa das Mulheres Contra a Violência de Gênero e caso originário da criação da Lei Maria da Penha,  Nair Jane de Castro Lima, presidente da Associação Profissional das Empregas Domésticas (1973-1977) e ativista da categoria durante a Assembleia Constituinte de 1986, a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Salise Monteiro Sanchotene, e a desembargadora Suely Magalhães.

Breve histórico

Em 2021, Sineia foi a única brasileira convidada para participar da Cúpula dos Líderes sobre o Clima nos Estados Unidos, a convite do presidente Joe Biden, e discursou para o mundo sobre a luta dos povos indígenas contra a destruição  ambiental de seus territórios.

Por meio do departamento, a coordenadora  organizou o estudo de caso sobre o enfrentamento às mudanças climáticas: Amazad Pana’ Adinham: percepção das comunidades indígenas sobre as mudanças climáticas. A publicação é referência mundial.

Ano passado, Sineia também recebeu o prêmio Mulheres que Fazem a Diferença, concedido pela Embaixada dos e Consulado dos Estados Unidos (EUA).

Um dos grandes legados é a participação nas Conferências Mundiais sobre Mudanças Climáticas, espaço em que apresenta os modos tradicionais dos povos indígenas de enfrentamento, assim como a relevante contribuição para o mundo.

Fonte: https://cir.org.br/site/2023/09/05/sineia-wapichana-recebe-trofeu-romy-mulheres-do-ano-edicao-2023-da-emerj/

Thank you for your upload