Entre os dias 25 e 28 de Outubro de 2022, a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro realizou a I Assembleia Regional de Adolescentes e Jovens Indígenas da Articulação Indígena de Adolescentes e Jovens de Yauaretê (AIAJY)_

A Assembleia foi realizada no Salão Paroquial da Missão Salesiana do Distrito de Iauaretê, contou com 200 participantes entre adolescentes, jovens e adultos das calhas de rios do Alto e Médio Waupés, Papurí e Japú. 

Os principais temas debatidos durante a Assembleia foi sobre a Educação, Saúde, Identidade e Patrimônio Cultural dos povos indígenas.

Os jovens participantes falaram que há muito tempo não é realizado uma atividade específica voltada aos jovens, essa ocasião foi uma oportunidade importante para o fortalecimento da região.

Valorização cultural

Nos Grupos de Trabalhos (Gts), foi debatida encaminhada a valorização da cultura: importância de repasse dos conhecimentos culturais de pai para filho. Onde os jovens aprendem com os pais sobre as tradições, danças, mitos, lendas, benzimento.

A Educação Escolar Indígena que precisa ser diferenciada de acordo com o plano indígena. Implantação de Cursos técnicos, instalação de pontos de internet nas comunidades distantes para que os jovens possam acessar cursos de Ensino a Distância (EAD).

Também a importância de atuação das equipes de saúde, ter acompanhamento psicólogo, pois é muito importante, para que os jovens tenham orientações, rodas de conversas sobre prevenção de suicídio ou outras violência, e ter acompanhamento de conhecedor tradicional.

Que os jovens se envolvam mais nas atividades de interação e iniciar seu envolvimento na política de luta do movimento indígena, para que eles se preparem para sua caminhada como liderança, ingresso na faculdade, etc. E que eles já sejam jovens lideranças a partir desta assembleia.

Moda Indígena

O Sioduhí (estilista indígena) do povo Piratapua, apresentou sua invenção na moda indígena com tingimento de tecidos com matérias primas naturais da região do alto Rio Negro, no qual chamou atenção dos jovens, pois o mesmo passou por dificuldades, porém não desistiu do seu objetivo e disse aos jovens que eles devem sonhar alto e lutar para que isso se torne realidade.

Encaminhamento

O Evento foi uma realização importante para fortalecimento dos jovens da Região da Coordenadoria das Organizações Indígenas do Distrito de Iauaretê (COIDI), com a participação dos jovens do povo Hupda do Rio Japu e do Médio Rio Papurí.

Os jovens esperam que mais eventos voltados a eles se realize para fortalecimento e crescimento dos mesmos, que essa articulação continue firme e fortes, pois são as futuras lideranças desta região.

_Indicação de Jovens representantes de Associações das calhas de rios se deu para melhor forma de articulação dentro da própria região._

Referência da AIAJY:

Jolyney Alves Amaral – Sede do Distrito de Yauarete;

Referência da calha do Rio Papurí:

Guadalupe Borges de Jesus – ACIARP/ACIMRP

Referência da calha do Médio Rio Waupés:

Uriel Saldanha Campos – ACIMERWA

Pedro Paulo Rodrigues Carvalho – ACIRJA

Referencia da calha do Rio Waupés:

Rosiléia Figueiredo Moreno – ACIRWA

João Davi Trindade – ONIARWA

Coordenação

Josiane Pereira – Articuladora do DAJIRN

Realização

O evento foi organizado pela FOIRN através do Departamento de Adolescentes e Jovens Indígenas do Rio Negro (DAJIRN), Articulação da região COIDI.

Equipe da FOIRN: Departamento de Educação (Lorena Araújo) Sioduhí (estilista indígena)  Hildete Marinho (Secretária) Oziel de Oliveira Melgueiro (Patrimônio Institucional)

Convidados

Representante do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), CAPS/SEMSA, Escolas Estaduais (Pamuri Mahsa Wi’i e São Miguel), Escola Municipais (Santa Maria e Tariano).

Apoio

Fundo Casa e Misereor

Fonte: https://foirn.wordpress.com/2022/11/08/foirn-reune-adolescentes-e-jovens-indigenas-em-yauarete/

Thank you for your upload