A indígena Maria Cordeiro (Mariazinha Baré) foi eleita em 14 de dezembro de 2022 representante majoritária dos 66 povos indígenas do estado do Amazonas, em Assembleia Geral Eletiva da Organização Indígena do estado, realizada no centro de formação Xare do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

O evento que contou com a participação de representantes dos povos indígenas através de sua federação e demais organizações de 19 regionais do Amazonas, criou-se a nova organização indígena de caráter estadual, a APIAM, e elegeu sua coordenação diretora composto por (Coordenadora – Mariazinha Baré; Vice-Coordenador-Darcy Marubo; Coordenador Secretário – Eliomar Osias; Secretário Suplente – Claudia Tikuna; Coordenador Tesoureiro-Joede Miquiles; Tesoureiro Suplente – Jonas Mura; Conselho Fiscal – José Walter, Regina Sateré, Andrirlei Castro).

Esse é um marco para a organização dos povos indígenas do estado que detém a maior diversidade de povos e a maior população de povos originários do Brasil. A APIAM e Mariazinha tem pela frente grandes desafios de consolidar essa que nasce como a organização de maior representatividade do movimento indígena no estado.

O evento contou ainda com a presença da Articulação dos Povos indígenas do Brasil (APIB), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), e demais federação, como a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), do Médio Purus FOCIMP, do Vale do Javarí (UNIVAJA), do Nhamundá (CGPH), do Alto Solimões, Médio Solimões, do Madeira, de Manaus e Entorno (COPIME) do Baixo Amazonas-Sateré Mawé (CGTSM) entre outras.

O evento teve o apoio institucional para realização FOIRN, NIA TERO, CESE e COIAB.

Esse é um marco histórico para os povos indígenas do Amazonas.

Fonte: https://foirn.wordpress.com/2022/12/15/mulher-indigena-do-povo-bare-e-eleita-representante-majoritaria-dos-66-povos-indigenas-do-estado-do-amazonas/

Thank you for your upload