A Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) expressa sua imensa satisfação e orgulho ao parabenizar a parenta Eliene Rodrigues Putira Sacuena, uma mulher indígena proveniente do povo Baré, pela relevante conquista de sua nomeação para a importante função de Diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena – SESAI/MS SESAI.

O trabalho e a dedicação de Eliene são exemplos inspiradores para todas as comunidades indígenas, e sua atuação nesse novo cargo certamente trará benefícios significativos para a promoção da saúde e do bem-estar das populações indígenas. Esta nomeação representa um avanço na valorização e inclusão de talentos indígenas em posições-chave, e reflete um passo importante rumo à construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Eliene é Pós-Doutoranda na Universidade Federal do Pará – Laboratório de genética humana e médica (2023-2024). Doutora em Antropologia na concentração Bioantropologia na linha de pesquisa em Genética Forense pelo Programa de Pós graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará. Mestra em Antropologia na concentração em Bioantropologia, na linha pesquisa Genética Forense pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Biomédica pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética de Populações. Atualmente participa de grupos de pesquisa, realizando estudos Antropológicos, epidemiológicos e genéticos de populações humana nas Amazônias: indígenas, afro-brasileiros (Quilombolas) e ribeirinhos pelos Laboratórios de Genética Humana e Médica (LGHM) e Laboratório de Bioantropologia (LEBIOS) da Universidade Federal do Pará. Vice Presidente da Liga Acadêmica de Saúde Indígena no Estado do Pará. Suplente na Comissão Intersetorial Saúde da Mulher-CISMU pela Coordenação Indígena Amazônia Brasileira/COIAB, Coordenadora Norte pela Associação Rede Unida, Titular na Comissão Intersetorial de Saúde Indígena – CISI/Rede Unida/CNS. Co-fundadora da Articulação Brasileira de Indígenas Antropologes-ABIA, Semente na Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade – ANMIGA.

Fonte: https://foirn.blog/2024/07/03/mulher-indigena-do-povo-bare-e-nomeada-diretora-do-dapsi-sesai-ms/

Thank you for your upload