É a primeira vez em 100 anos que a Biblioteca Nacional recebe a chefia do Judiciário

Presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Rosa Weber estará na Biblioteca Nacional na sexta-feira (25) para entregar ao presidente da fundação, o professor Marco Lucchesi, uma cópia da Constituição em nheengatu, língua geral amazônica, originária do tupi.

Membro da Academia Brasileira de Letras, Lucchesi é especialista na temática indígena e foi curador do projeto de tradução da Constituição realizado por profissionais indígenas a partir de iniciativa do STF.

É a primeira vez em 100 anos que a Biblioteca Nacional recebe a chefia do Judiciário. O último registro foi na morte de Rui Barbosa, personagem que simbolicamente une as duas instituições: seu busto está instalado em ambas —a versão do STF foi recentemente restaurada após os atos de vandalismo de 8 de janeiro.

Exemplar da Constituição na leitura da carta em defesa da democracia na Faculdade de Direito da UNB (Universidade de Brasília)
Exemplar da Constituição na leitura da carta em defesa da democracia na Faculdade de Direito da UNB (Universidade de Brasília) – Gabriela Biló-11.ago.2022/Folhapress

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2023/08/rosa-weber-visitara-biblioteca-nacional-para-entregar-constituicao-em-lingua-indigena.shtml

Thank you for your upload