Associação defende fortalecimento de agência reguladora do setor

SÃO PAULO

A Amig (que reúne municípios mineradores de Minas Gerais e de outras partes do país) preparou um pedido ao governo pelo fortalecimento da ANM (Agência Nacional de Mineração). A entidade defende que falta aumentar a fiscalização do setor para combater tragédias como a que se passa na Terra Indígena Yanomami.

A associação diz que “tem batido na mesma tecla” e que “essa é a única maneira de colocar um fim às barbáries provocadas pelas operações clandestinas”.

Ainda de acordo com a Amig, “a presença dos mineradores ilegais tem sido uma constante, porém, nos últimos quatro anos, a irregularidade encontrou espaço para crescer ainda mais, com o enfraquecimento dos órgãos de apoio aos indígenas e do combate aos crimes ambientais na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro”.

A associação afirma que enviou a Lula e ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no começo de janeiro, uma carta reivindicando algumas medidas para tornar a atividade do setor sustentável. Um dos pedidos é a destinação de 7% da receita da Cfem (Compensação Financeira pela Exploração Mineral) para a agência.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins Diego Felix

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2023/01/apos-crise-dos-yanomamis-municipios-mineradores-pedem-aumento-da-fiscalizacao.shtml

Thank you for your upload