No contexto da pandemia de covid-19, a Fundação Nacional do Índio (Funai) conta com uma Central de Atendimento específica para solicitações dos povos indígenas relacionadas ao combate ao novo coronavírus. As demandas podem ser encaminhadas para os telefones (61) 99622-7067 e (61) 99862-3573, por meio de mensagem de texto e aplicativo WhatsApp, ou ainda pelo e-mail covid@funai.gov.br.

Para efetivar a solicitação, reclamação ou pedido de informações será preciso informar dados como nome completo e localização, além de apresentar um relato detalhado da situação. A intenção é fazer com que as informações cheguem no menor tempo possível aos órgãos competentes, possibilitando o atendimento imediato.

As informações recebidas pela Central de Atendimento da Funai são analisadas por um comitê de crise, formado por integrantes do Gabinete da Presidência, Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Diretoria de Proteção Territorial e Ouvidoria. O grupo aciona os setores da Funai envolvidos na solução das demandas. O que não for de competência da Funai será repassado aos órgãos responsáveis para providências.

Demandas que não possuem relação com a covid-19 devem continuar sendo encaminhadas pelos canais de comunicação tradicionais, como o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (eSIC) e Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-OUV).

Central de Atendimento da Funai – Covid-19

• Dúvidas, informações, reclamações
• Solicitações serão recebidas via mensagem de texto ou pelo aplicativo WhatsApp nos telefones (61) 99622-7067 e (61) 99862-3573
• Também é possível contatar a central por e-mail: covid@funai.gov.br
• Dados necessários: nome completo, localização, relato detalhado da situação

Principais ações da Funai no combate ao coronavírus

• R$ 45 milhões investidos em ações preventivas
• 425 mil cestas básicas entregues a indígenas (recursos próprios, doações e itens adquiridos com recursos do MMFDH)
• 69,7 mil kits de higiene e limpeza distribuídos a indígenas de todo o país
• R$ 12 milhões investidos em etnodesenvolvimento
• Central de Atendimento da Funai à Covid-19
• suspensão das autorizações para ingresso em Terras Indígenas
• R$ 11,8 milhões destinados a ações de proteção territorial
• suporte a 313 barreiras sanitárias
• 306 ações de fiscalização em 221 Terras Indígenas
• 200 mil itens de EPIs enviados às unidades descentralizadas

Assessoria de Comunicação / Funai

Saúde e Vigilância Sanitária

 

 

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2021/central-de-atendimento-a-covid-19-saiba-como-acessar-o-canal-da-funai-de-combate-a-pandemia

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