O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, fez uma visita de cortesia ao ex-comandante do Exército e assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional, General Eduardo Villas Bôas. Entre as pautas discutidas no encontro, nesta terça-feira (05), estão o avanço do etnodesenvolvimento nas aldeias, a potencialidade de áreas indígenas e o acesso de agricultores indígenas ao crédito, visando possibilitar a ampliação do cultivo.

O presidente da Funai destacou a importância de encontros institucionais para ampliar a discussão de temas estratégicos. “O general Eduardo Villas Bôas é uma figura exemplar e de grande inteligência e humildade, que sempre atuou fortemente em prol do país. Conversamos sobre pautas importantes para a Nova Funai, como o etnodesenvolvimento e o acesso ao crédito, uma demanda antiga dos agricultores indígenas para a qual estamos buscando soluções junto às instituições bancárias. É sempre um prazer estar ao lado do General Villas Bôas, uma liderança ímpar, de grande humanidade”, salienta Xavier.

Na semana passada, Xavier promoveu a aproximação de agricultores indígenas e instituições bancárias com o objetivo de estabelecer parcerias que possibilitem o acesso ao crédito. Foi durante visita à produção de grãos dos indígenas Haliti-Paresi, Nambikwara e Manoki, no Mato Grosso, cuja atividade movimenta cerca de R$ 140 milhões ao ano. Acompanharam o presidente representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal.

“Promovemos um encontro inédito que deve render grandes frutos para as comunidades indígenas. Por meio do acesso ao crédito, essas atividades podem alcançar um patamar ainda mais expressivo, resultando em geração de renda e autonomia. Por isso a importância de aproximarmos os indígenas de instituições como BNDES e Caixa, que são potenciais parceiros para a concessão desse incentivo”, destaca.

Participaram da visita ao General Villas Bôas o diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Fernando Moreira; e o coordenador-geral de Promoção dos Direitos Sociais, Oscar Homero de Lima Marsico.

Assessoria de Comunicação/FunaiCategoriaJustiça e SegurançaTags: EncontroVisita de CortesiaEtnodesenvolvimentoPotencialidade de Áreas Indígenas

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022/em-encontro-com-o-general-villas-boas-presidente-da-funai-ressalta-potencialidades-das-areas-indigenas

Thank you for your upload