Foto: Matheus Filipe/Funai

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) avaliam firmar parcerias para recuperação ambiental em terras indígenas. O assunto foi discutido entre as duas instituições nesta segunda-feira (08), na sede da Fundação, em Brasília.

Na ocasião, o  presidente do Grupo de Trabalho para elaboração do Plano Nascente Tocantins-Araguaia da Cofevasf, Eduardo Jorge de Oliveira Mota, se colocou à disposição para colaborar com os trabalhos do órgão indigenista, principalmente no que diz respeito à recuperação de nascentes, com base em diagnósticos realizados pela Companhia. “Vemos a Funai como uma grande parceira. Temos que estabelecer um pool de parceiros para implementar práticas de preservação ambiental, com a participação dos indígenas”, afirmou.

A diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Lucia Alberta Andrade, também manifestou a intenção de avançar na promoção de ações conjuntas para a recuperação ambiental em terras indígenas. “Nós temos bastante interesse nessa pauta. As áreas já mapeadas pela Codevasf podem integrar as nossas prioridades. Muitas atividades ilícitas estão ocorrendo nas nascentes dos rios, causando uma série de problemas nas terras indígenas, por isso a importância de pensarmos soluções integradas”, alertou.

Também estiveram presentes na reunião servidores da Coordenação-Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento (CGEtno) e da Coordenação Geral de Gestão Ambiental (CGGAM) da Funai. O diálogo entre as instituições terá continuidade nos próximos meses.

Assessoria de Comunicação / Funai

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-e-codevasf-discutem-parceiras-para-recuperacao-ambiental-em-terras-indigenas

Thank you for your upload