AFundação Nacional do Índio (Funai) tem incentivado a produção e venda de artesanato típico por diferentes comunidades do país. Além de fortalecer os usos, costumes e tradições indígenas, a atividade é uma importante alternativa de geração de renda para as etnias, contribuindo para o sustento e autossuficiência das famílias indígenas.

“A Funai tem trabalhado para isso, incentivando a autonomia dos indígenas justamente para que eles possam buscar novas diretrizes. O artesanato indígena é riquíssimo, e a gente precisa valorizá-lo”, comentou o diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável substituto, Fabrício Magalhães.

Recentemente, a Funai articulou a participação de artesãos indígenas de estados como Roraima, Bahia e Mato Grosso no 14º Salão do Artesanato, que ocorreu de 21 a 31 de outubro em Brasília (DF). Além do apoio à exposição de artesanato indígena no evento, a Funai disponibilizou mesas para a exibição das peças tradicionais.

“As feiras de artesanato são ótimas oportunidades para a comercialização dos produtos e os indígenas não podem ficar de fora. Na oportunidade, eles puderam expor e vender seus produtos, além de manifestar sua cultura, obter renda e realizar intercâmbio com outros artesãos de todas as regiões do Brasil”, destacou Magalhães.

Na última sexta-feira (29), a Funai participou de um evento em Santa Catarina para celebração do contrato firmado para a venda de artesanato indígena entre a empresa Ajinomoto e a etnia Guarani, da comunidade Piraí, no município de Araquari (SC). Na cerimônia, os indígenas realizaram a entrega de peças de artesanato para a empresa e receberam o pagamento simbólico pelo material confeccionado. No total, a comunidade indígena obteve R$ 26 mil para a produção de 4 mil peças de animais e 2 mil expositores em palha.

Etnodesenvolvimento

Nos últimos dois anos, a Funai já investiu aproximadamente R$ 30 milhões em projetos voltados à geração de renda nas aldeias, de forma sustentável, visando à autossuficiência e à independência econômica das etnias. Os recursos foram destinados para diversas ações que visam a autossuficiência dessas comunidades, como a aquisição de materiais de pesca, sementes, mudas, insumos, ferramentas, maquinário agrícola, apoio para o escoamento da produção e realização de cursos de capacitação para os indígenas.

Assessoria de Comunicação/FunaiTags: EtnodesenvolvimentoAutonomiaProtagonismoArtesanato indígenaNova FunaiDiretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2021/funai-incentiva-producao-de-artesanato-por-comunidades-indigenas

Thank you for your upload