Foto: Divulgação/Funai

FOTO 1.JPG

Foto: Divulgação/Funai

FOTO 2.JPG

Foto: Divulgação/Funai

FOTO 3.JPG

Foto: Divulgação/Funai

FOTO 4.jpg

Foto: Divulgação/Funai

FOTO 5.JPG

Foto: Divulgação/Funai

FOTO 6.JPG

Foto: Divulgação/Funai

FOTO 7.JPG

Foto: Divulgação/Funai

AFundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu o 4º Encontro de Mulheres Xavante, entre os dias 1° e 2 de julho, na Terra Indígena (TI) Sangradouro, no Mato Grosso. O evento busca levar informações às mulheres para empoderar e fomentar a autonomia feminina na tomada de decisões sobre pautas diversas, como saúde, assistência social e cidadania. A quarta edição do encontro contemplou também indígenas das TIs São Marcos, Marechal Rondon e Parabubure, todas no mesmo estado. 

Entre os objetivos do 4º Encontro de Mulheres Xavante, estão fomentar iniciativas para combate à violência contra crianças e mulheres Xavante; promover o acesso à documentação civil e esclarecer a importância do porte de documentos; incentivar os cuidados com a saúde; contribuir com as ações de enfrentamento à mortalidade e desnutrição infantil;  e contribuir com ações de incentivo à alimentação saudável, tradicional, e ao aleitamento materno em livre demanda.

Por meio da Coordenação Regional Xavante (CR-XAV), unidade descentralizada da Funai, a autarquia indigenista organizou o encontro. Além disso, propôs reflexões e apontou alternativas para a situação de insegurança alimentar enfrentada pelo povo Xavante. A Funai também levou informações sobre a Lei Maria da Penha às mulheres indígenas para que conheçam seus direitos frente a situações de violência. 

A CR Xavante possui um Grupo de Trabalho (GT) de combate à violência contra mulheres e crianças Xavante. Formado por homens e mulheres da etnia, o GT é fruto de deliberações realizadas em encontros e diálogos anteriores. Para o especialista em indigenismo da CR Xavante Thiago Patah, os encontros são fundamentais para promover os direitos dos povos indígenas. “O Encontro das Mulheres Xavante teve o intuito de dar visibilidade a uma população duplamente marginalizada. Em um contexto nacional que torna as mulheres vulneráveis, dar voz às mulheres Xavante é ato de resistência”, afirma. 

Proteger e promover os direitos dos povos indígenas é a missão institucional da Funai. A autarquia é responsável por coordenar e orientar a política indigenista no país. Nesse sentido, iniciativas que buscam promover a disseminação de informação e conhecimento são importantes ferramentas para assegurar os direitos e a autonomia dos povos indígenas.  

Para a realização do encontro, a Funai contou com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças; do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante; do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Poxoréu e do município de Santo Antônio do Leste.

CR Xavante

Localizada no município de Barra do Garças (MT), a Coordenação Regional Xavante atua junto ao povo indígena Xavante. Criada em 2010, a unidade descentralizada da Funai é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de povos indígenas que vivem na região sudeste do estado do Mato Grosso. 

A área de atuação da CR Xavante abrange os municípios de Barra do Garças, General Carneiro, Poxoréu, Novo São Joaquim, Paranatinga, Campinápolis, Santo Antônio do Leste, Primavera do Leste e Nova Xavantina.  

Assessoria de Comunicação/Funai Categoria

Assistência Social

Tags: direitos sociais cidadania

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-promove-4o-encontro-de-mulheres-xavante-para-incentivar-a-autonomia-feminina

Thank you for your upload