O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, se reuniu com diretores, assessores, coordenadores-gerais e coordenadores regionais durante seminário virtual realizado nesta quarta-feira (10). O objetivo foi promover o alinhamento institucional, bem como discutir assuntos relacionados a etnodesenvolvimento e segurança jurídica, com foco na melhoria dos processos de gestão.
Na abertura do encontro, o presidente destacou o empenho das Coordenações Regionais na entrega de cerca de 500 mil cestas básicas a aldeias de todo o país, como medida de combate à disseminação do novo coronavírus. Desde o início da pandemia, a Funai já investiu aproximadamente R$ 45 milhões em ações preventivas.
Xavier também ressaltou que a fundação busca ampliar o seu quadro de servidores. Nesse sentido, foi protocolado junto ao Ministério da Economia (ME) um pedido de autorização de concurso público para provimento de 826 vagas de caráter efetivo. A solicitação aguarda manifestação do ME.
No âmbito do etnodesenvolvimento, o presidente destacou a importância de fortalecer ações que resultem em geração de renda nas aldeias. “O fortalecimento das ações de etnodesenvolvimento é fundamental para a melhoria das condições de vida dos indígenas. Em outra frente, também precisamos ampliar o acesso ao crédito e buscar parcerias com institutos de pesquisas”, salientou.
Xavier também apontou a necessidade de melhor estruturação de projetos voltados ao etnodesenvolvimento nas comunidades indígenas. Por fim, o presidente respondeu a perguntas dos presentes.
Ao todo, o evento contou com 64 participantes. Compareceram a diretora substituta de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Iracema Gonçalves, a corregedora Ana Carolinne Mortoza Lacerda Terra, o ouvidor Antônio Edgard Santos de Jesus, além do procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada junto à fundação, Álvaro Osório do Valle Simeão.
Participaram também o assessor de Acompanhamento a Estudos e Pesquisas, Claudio Badaró, o assessor da Presidência, Fabrício Magalhães, o assessor responsável por Instâncias Parlamentares, Antônio de Freitas, além dos 39 coordenadores regionais da Funai, entre titulares e substitutos, e coordenadores-gerais das três diretorias da fundação.
Assessoria de Comunicação / Funai
Comentários