Foto: Matheus Araújo/Funai
Apresidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, recebeu nesta quarta-feira (16), na Sede do órgão, em Brasília, o embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, para uma visita de cortesia para o estabelecimento de ações conjuntas. Na ocasião, o representante ofereceu apoio ao órgão indigenista, e informou que levará as demandas dos povos indígenas à Viena, capital da Áustria, na próxima semana.
O encontro é uma continuidade da primeira reunião ocorrida entre as autoridades em março de 2023, e contou com a participação da ministra-conselheira Judith Schildberger e do secretário Moisés Curi.
Na reunião, foi discutido o apoio a ações direcionadas aos direitos indígenas, como demarcação de Terras Indígenas (TIs) e projetos de sustentabilidade em comunidades tradicionais do Brasil, entre outros temas.
Joenia Wapichana destacou os desafios enfrentados pela Funai nos últimos anos, diante de um quadro de desmonte, e apresentou as principais atribuições do órgão, assim como detalhou a importância de que os povos indígenas sejam ouvidos em todas as iniciativas implementadas. “A Funai está aqui para apoiar e implementar as demandas dos povos indígenas”, afirmou.
Comentários