A1ª Oficina para a produção de Dicionário Cultural Básico Guarani-Português/Português-Guarani recebeu apoio da Funai por meio da Coordenação Regional de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Com orientação da professora de História Indígena, Graciela Chamorro, a pesquisa sobre o vocabulário linguístico das etnias Guarani e Kaiowá conta com 19 colaboradores indígenas.

 

Nos dias 28 e 29 de dezembro, os participantes da oficina realizaram uma pesquisa de expressões da linguagem usual das etnias e seus significados em português. Além de catalogar termos utilizados pelos indígenas, o dicionário deverá reunir histórias, usos e costumes dos povos Guarani e Kaiowá. A Funai apoiou a realização da Oficina com auxílio financeiro para suprir despesas de alimentação e hospedagem dos indígenas. A realização da série de Oficinas também recebe o apoio da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A Organização das Nações Unidas declarou 2019 o Ano Internacional das Línguas Indígenas. Durante o período, a Funai participou de diversos eventos interinstitucionais, amparados nas competências regimentais da Coordenação Geral de Promoção da Cidadania (CGPC), ratificadas no Programa de Proteção e Promoção dos Direitos Indígenas do Plano Plurianual 2016 – 2019.

Assessoria de Comunicação Social / Funai

com informações da Coordenação Regional Dourados

Thank you for your upload