Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o grupo de indígenas cantoras do povo Kariri-Xocó participou do Concierto Multilingüe de Mujeres Indígenas, evento virtual promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do México, com participação de mulheres indígenas de vários países. A participação das indígenas brasileiras foi mediada pela unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Maceió (AL). A apresentação de cada grupo artístico foi transmitida por vídeo no dia 08/03 pelo canal do Instituto Nacional de Línguas Indígenas (INALI), órgão do governo mexicano.

Integrante do grupo de indígenas que representou o Brasil, Gabriela Kariri-Xocó, relata que o evento mostrou a diversidade de expressões artísticas em línguas originárias. “Sua divulgação é uma forma de incentivar o empoderamento das mulheres indígenas. Temos um trabalho voltado para valorizar todas as iniciativas dessas mulheres, uma vez que trabalhamos basicamente com agricultura, artesanato e danças culturais. Para nós foi muito gratificante marcar esse cenário internacional por meio da música feita em língua materna, o Dzubukuá Kipeá Kariri-Xocó”, afirma.

A indígena relata que, a partir do convite do INALI, a Coordenação Regional Nordeste I da Funai realizou a mediação com a Embaixada do México no Brasil. “Ressaltamos que o olhar da atual Coordenação Regional da Funai em Alagoas tem sido de grande relevância para as mulheres indígenas da minha região, pois tem dado visibilidade às nossas potencialidades. Em nossa relação com a Coordenação, a escuta é atenta e comprometida com a resolução das demandas no sentido de visar o protagonismo dos povos indígenas”, pontua Gabriela.

Cultura indígena

De acordo com a indígena alagoana, o povo Kariri-Xocó possui musicalidade e expressão rítmica muito particulares. “Lá fora somos conhecidos internacionalmente como o povo que canta e encanta no Rio São Francisco. Justamente por essa particularidade, de termos timbres vocais muito diferenciados, já nos apresentamos em vários lugares da Europa, como o Teatro de la Ville, em Paris, durante o Ano do Brasil na França”, conclui Gabriela.

Assessoria de Comunicação / Funai
com informações da Coordenação Regional Nordeste I

Cultura, Artes, História e Esportes

 

 

 

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2021/mes-da-mulher-grupo-de-cantoras-indigenas-kariri-xoco-se-apresentam-em-versao-virtual-de-evento-do-mexico

Thank you for your upload