A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem a público comunicar, com imenso pesar, o falecimento da médica Indiamara Saliane Mendes, indígena Kainkang, no último domingo (14), em Curitiba (PR).

Formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Indiamara ingressou no curso de medicina por meio do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná e formou-se em 2019. Ela atuava no Hospital Regional Litoral de Paranaguá.

Segundo nota divulgada pela UFPR, Indiamara sempre foi atuante nas ações da UFPR ligadas à questão indígena, participou de maneira exemplar no Projeto de Acolhimento e Monitoria de Estudantes Indígenas (Amei), desenvolveu atividades de pesquisa no Programa de Educação Tutorial Indígena (PET) e foi membro do Comitê Gestor para o Planejamento, Implementação e Avaliação do Componente indígena do Plano de Metas de Inclusão Racial e Social da UFPR.

A Funai lamenta profundamente a perda e se solidariza com os familiares, amigos e colegas da médica Kaingang. Indiamara nos deixa um grande exemplo de esforço pessoal e de luta na defesa dos direitos das populações indígenas.

Assessoria de Comunicação/Funai

 

 

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2021/nota-de-pesar-indiamara-saliane-mendes

Thank you for your upload