A Fundação Nacional do Índio (Funai) lamenta o falecimento do servidor Domingos Santa Rosa, ocorrido na quarta-feira (22), em Macapá (AP). Técnico Agrícola e Pecuário, Domingos era lotado na Coordenação Técnica Local (CTL) IV de Oiapoque, vinculada à Coordenação Regional Amapá e Norte do Pará. Em tratamento devido a complicações renais, ele veio a falecer em decorrência de uma parada cardíaca.

 

Domingos atuava no extremo Norte do Amapá, território de seu povo, Galibi Marworno, onde passou a maior parte da vida funcional e trabalhou na defesa dos territórios e modos de vida dos indígenas. Foi chefe de Posto junto a muitos povos do Amapá e Pará, além de administrador executivo regional em Oiapoque de 2002 a 2006.

Como indígena e servidor, acompanhou diversas agendas, tendo colaborado em discussões, projetos e atividades nas mais diversas áreas (produtivas, gestão territorial e ambiental, protocolos de consulta, etc.). Também é lembrado pelos colegas como um grande conhecedor dos conhecimentos tradicionais.

“Mais que um servidor com currículo impressionante, Domingos foi um homem admirável por sua dignidade, respeito, simpatia e grande sabedoria. Ele seguirá sendo uma grande referência para o trabalho indigenista, para o movimento indígena e para todos nós. Mais que estarmos de luto, somos todos gratos a Domingos, que fez da Funai um órgão mais forte, partilhando conosco sua experiência e imensurável conhecimento indigenista”, declararam os colegas, em nota.

“Para além da vida funcional, que suas sementes floresçam em todos os seus parentes, familiares e em nós, colegas e amigos, para que sua trajetória se mantenha viva na luta por um mundo melhor para os indígenas, motivação de toda a sua trajetória”, completa o texto.

Assessoria de Comunicação / Funai

 

 

 

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/6041-nota-de-pesar-pelo-falecimento-do-servidor-domingos-santa-rosa

Thank you for your upload