Em meio à pandemia do novo coronavírus, os Ministérios da Defesa e da Saúde, em ação conjunta, intensificaram a assistência à saúde prestada a indígenas de Roraima no âmbito da Operação Covid-19. A ação interministerial teve início em 29 de junho e contou com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai). Durante os seis dias de missão, foram realizados 3.858 atendimentos médicos.

 

A inciativa beneficiou as etnias Yanomami, Macuxi e Ye’Kuana, que vivem nas Terras Indígenas Yanomami e Raposa Serra do Sol. Participaram da operação o coordenador substituto de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS/Funai), Jairo Almeida, e a chefe da Coordenação Regional (CR) da Funai em Roraima, Elayne Maciel.

 

Os militares fizeram o transporte e a higienização das cestas de alimentos enviadas pela Funai para fornecer alimentação básica às aldeias neste período de pandemia. Também foram transportadas quase quatro toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e medicamentos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para reforçar o atendimento nas comunidades indígenas.

 

Operacao covid0

Jairo Almeida, da CGPDS, e Elayne Maciel, da CR Roraima, representaram a Funai na Operação. Foto: Igor Soares/Ministério da Defesa

 

Assessoria de Comunicação / Funai
com informações do Ministério da Defesa

 

 

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/6259-operacao-covid-19-atende-mais-de-3-8-mil-indigenas-em-roraima

Thank you for your upload