Foto: Lohana Chaves/Funai
Na quarta-feira (14), a Presidência da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou uma reunião de alinhamento com algumas coordenações regionais (CRs), unidades descentralizadas do órgão.
A presidenta Joenia Wapichana e a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS), Lucia Alberta, receberam as coordenadoras regionais Dadá Baniwa, da CR do Rio Negro (CR-RNG); Iré Kayabi, da CR Xingu (CR-XIN); e Ô-é Paiakan Kaiapó, da CR Kayapó Sul do Pará (CR-KSPA).
Joenia apresentou algumas diretrizes e orientações de sua gestão, pontuando que um assessor da Presidência está encarregado exclusivamente de atender e auxiliar as CRs no que for necessário. A presidenta também agradeceu às coordenadoras por aceitarem o desafio de reconstruir e reorganizar a Funai.
Por sua vez, as coordenadoras, que acompanharam a III Marcha das Mulheres Indígenas, apresentaram um pouco das demandas existentes no âmbito de suas respectivas jurisdições, bem como as articulações e projetos que estão em planejamento e desenvolvimento em suas unidades.
Considerando que as três gestoras são mulheres e indígenas, Joenia expressou seu incentivo e o apoio da Funai: “Eu sei que ainda existe muito machismo, principalmente com indígenas. Nós não queremos que se sintam sozinhas. Estamos aqui para apoiá-las”.
Assessoria de Comunicação/Funai
Comentários