O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, e representantes do Governo do Mato Grosso discutiram parcerias para ampliar o suporte às comunidades indígenas do Estado. A articulação ocorreu durante uma visita de Xavier ao Palácio Paiaguás, edifício-sede do governo estadual, em Cuiabá (MT), na quinta-feira (31).

Xavier foi recebido pela secretária adjunta da Casa Civil estadual, Claudia Cristina Ferraz, pelo superintendente de Assuntos Indígenas, Agnaldo Santos, pelo secretário-chefe de Gabinete de Governo, tenente-coronel Jordan Espíndola dos Santos e pelo Assessor Especial da Casa Civil, Otair Rodrigues Rondon Filho. O coordenador regional da Funai em Cuiabá (MT), Benedito Garcia Araújo, também participou da reunião, na qual foram discutidas parcerias e sinergia de ações em prol das comunidades indígenas do Estado.

Na ocasião, o presidente da Funai foi presenteado com mudas de pequi cultivadas por indígenas do Parque do Xingu. O incentivo a atividades sustentáveis nas aldeias está entre as prioridades de Xavier, bem como a pacificação de conflitos e a segurança jurídica. “Ao impulsionar a produção de alimentos, sempre com respeito aos usos, costumes e tradições, colaboramos para que os indígenas melhorem de vida e tenham uma trajetória cada vez mais autônoma”, destacou.

O presidente da Funai também ressaltou a importância de viabilizar o acesso dos indígenas ao crédito. No dia anterior, em uma iniciativa inédita, a Funai promoveu a aproximação de agricultores indígenas e instituições bancárias. Eles visitaram a produção de grãos dos indígenas Haliti-Paresi, Nambikwara e Manoki, cuja atividade movimenta cerca de R$ 140 milhões ao ano. Pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), participou o assessor da Presidência, Fernando Anton Basus Bispo, e pela Caixa Econômica Federal a superintendente do Mato Grosso, Daiana Sarda.

“Com o acesso ao crédito, essas atividades podem alcançar um patamar ainda mais expressivo, por isso a importância deste encontro oportunizado pela Funai. O BNDES e a Caixa são potenciais parceiros para a concessão desse incentivo. Trata-se de uma iniciativa inédita, que poderá render grandes frutos para as comunidades indígenas”, pontuou Xavier.

Assessoria de Comunicação / FunaiCategoriaJustiça e SegurançaTags: Comunidades IndígenasSegurança JurídicaAtividade Econômica Acesso ao Crédito

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022/presidente-da-funai-e-governo-do-mt-discutem-parcerias-para-ampliar-o-suporte-as-comunidades-indigenas-do-estado

Thank you for your upload