Opresidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, recebeu nesta quarta-feira (8), na Sede da instituição, em Brasília, um grupo de 40 lideranças Xavante da Terra Indígena Sangradouro, estado do Mato Grosso. Na ocasião, eles solicitaram o apoio da Funai para ampliar a produção de alimentos e pediram o fortalecimento das ações institucionais na região do município de Primavera do Leste. Confira aqui as fotos da reunião.

Em abril deste ano, os Xavante colheram cerca de 50 hectares de arroz. A iniciativa faz parte do Projeto Independência Indígena, que busca incentivar a produção sustentável em comunidades indígenas do Mato Grosso. A intenção é cultivar também, num futuro próximo, soja e milho em uma pequena área da terra indígena.

No início da reunião, o presidente da Funai foi recebido com uma dança tradicional Xavante. A apresentação, segundo ele, atesta que as manifestações culturais e o desenvolvimento econômico podem conviver de forma harmônica. “Esse é o momento de vocês mostrarem que podem ter voz e que podem ser os protagonistas do que desejam, sem ser objeto de massa de manobra. Fico muito satisfeito em ver o potencial enorme de cada um de vocês ao buscarem melhores condições de vida. Essa busca não representa perda de identidade étnica em lugar algum”, pontuou Xavier.

O presidente da cooperativa indígena Sangradouro e Volta Grande, cacique Gerson Warawe, destacou a importância do cultivo de alimentos para a autossuficiência dos Xavante. “Nós estamos presenciando uma nova era, uma nova visão de desenvolvimento e progresso indígena. Foi muito importante que o senhor [presidente] tenha nos recebido dessa forma, com todo o respeito, acolhendo as lideranças indígenas da nossa terra. Queremos que nosso projeto sirva de exemplo para outras etnias, até mesmo em nível nacional, para que tenhamos dignidade e independência financeira”, ressaltou.

Também fizeram uso da palavra o cacique Bartolomeu Patira, o vice-cacique-geral da TI Sangradouro, Oswaldo Buruwé, e a liderança feminina Cândida Tsinhotse’eweara, entre outros. Pela Funai, participaram da reunião o ouvidor, Antonio Edgar Santos, e a coordenadora de Gênero, Assuntos Geracionais e Participação Social, Maria Aureni Gonzaga da Silva.

Independência Indígena

O Projeto Independência Indígena é uma parceria entre diferentes instituições como a Funai, o Governo do Mato Grosso, o Sindicato Rural de Primavera do Leste e a Cooperativa Indígena Sangradouro e Volta Grande, e conta com o apoio de dezenas de caciques da região. Nas diversas ações, o projeto disponibiliza ferramentas e maquinários utilizados no plantio e colheita do arroz, bem como promove a capacitação de indígenas em operação de tratores e práticas de cultivo, beneficiando 57 aldeias.

Assessoria de Comunicação / Funai

Agricultura e Pecuária

 

 

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2021/presidente-da-funai-recebe-grupo-de-40-indigenas-xavante-em-brasilia

Thank you for your upload