Estudantes indígenas interessados em ingressar na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) têm até as 17h do dia 20 de janeiro para fazer a inscrição no Vestibular Indígena 2022 realizado por meio de uma seleção conjunta entre as instituições. Nesta edição, tanto as inscrições como as provas serão aplicadas de forma unificada, com organização da Comissão de Vestibulares da Unicamp (Comvest). Os candidatos deverão fazer uma única inscrição, indicando até dois cursos, um em cada universidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br). A prova presencial ocorrerá no dia 13 de março de 2022, a partir das 13h (seguindo o horário local).

Os editais com as regras da seleção e o quantitativo de vagas por curso estão disponíveis no site das instituições (www.ingresso.ufscar.br e www.comvest.unicamp.br), assim como o calendário completo do processo. As provas serão aplicadas nas seguintes cidades: Bauru (SP), Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A Unicamp oferece 130 vagas, distribuídas em todos os cursos da Universidade; a UFSCar oferece até duas vagas por curso em 65 diferentes carreiras. Esta é a 15° edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas realizada pela UFSCar e a 4° pela Unicamp.

Exigências para o ingresso

O candidato deverá comprovar que pertence a uma das etnias indígenas do território brasileiro por meio da documentação informada no edital, a ser entregue no dia da prova do vestibular. Outro pré-requisito é ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou ter obtido a certificação do ensino médio pelo Enem ou outro exame oficial (como o Encceja), sem ter cursado nenhum período do ensino médio na rede particular. Em caso de aprovação, o estudante deverá comprovar o cumprimento de todos os requisitos apresentando a documentação exigida no ato da matrícula.

Sobre a prova

A prova será elaborada em língua portuguesa e será composta por uma redação e por questões de múltipla escolha distribuídas da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões). Os candidatos aos cursos de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar deverão realizar também a Prova de Habilidades Específicas, com o envio eletrônico de vídeos, no período de 25 de janeiro a 08 de fevereiro de 2022, pela página da Comvest na internet.

Calendário Geral

O que: inscrições para o vestibular indígena 2022 unificado entre UFSCar e Unicamp através do site www.comvest.unicamp.br;

Quando: inscrições encerram às 17h do dia 20 de janeiro de 2022;

Locais de prova: A confirmação será divulgada no dia 18 de fevereiro pelo site da Comvest (www.comvest.unicamp.br)

Provas: aplicação das provas a partir das 13h (seguindo horário local) do dia 13 de março de 2022 nas cidades de Bauru (SP), Campinas (SP), Recife (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM), Manaus (AM) e Tabatinga (AM).

Assessoria de Comunicação / Funai
com informações da Comissão de Vestibulares da Unicamp (Comvest)CategoriaEducação e PesquisaTags: EducaçãoVestibular indígenaInscriçõesEnsino Superior

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022/vestibular-indigena-2022-da-unicamp-e-ufscar-recebe-inscricoes-ate-o-dia-20-de-janeiro

Thank you for your upload