Uma delegação com 9 mulheres Warao, de Belém e Ananindeua (PA), do Conselho Warao Ojiduna, participou da III Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília (DF). Essa é a primeira participação das mulheres Warao na marcha.
A delegação se apresentou na abertura oficial da marcha, participou da plenária da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab) e de diálogos e troca de experiências com representantes do povo Kaingang.
Durante essa semana, também participaram de reuniões com instituições parceiras e entregaram carta de reivindicações aos ministérios as Mulheres, Desenvolvimento Social e dos Povos Indígenas. Na carta, as mulheres defendem o acesso à políticas públicas de saúde, assistência social, cultura, educação, geração de renda, território e moradia culturalmente adequadas a povos indígenas.
No Ministério dos Povos Indígenas, dialogaram com o coordenador de políticas públicas para indígenas em situação de contexto urbano Bruno Kanela, que se comprometeu em acolher e acompanhar as demandas apresentadas pelo Conselho Warao.
Carta do Comitê de Mulheres do Conselho Warao Ojiduna.
O Conselho Warao Ojiduna é a entidade representativa dos indígenas Warao que vivem em Belém e Ananindeua. Fundado há um ano, a organização mobiliza as comunidades indígenas e dialoga permanentemente com organizações governamentais e outras instituições. O IEB apoia o Conselho Warao Ojiduna, desde sua fundação, com ações de formação e fortalecimento das capacidades organizacionais.
Comentários