Diversas pautas de interesse da comunidade foram discutidas durante a semana (Foto: Irison Neves – Iepé)
Reunião anual, que integra o ciclo de governança do PGTA local, reuniu lideranças e parceiros na aldeia Missão Tiriyó
Texto: Angélica Queiroz
Lideranças, caciques e parceiros dos povos Tiriyó, Kaxuyana e Txikuyana, das aldeias do lado oeste da Terra Indígena Parque do Tumucumaque, estiveram reunidos entre os dias 20 e 25 de abril para o encontro anual de planejamento das aldeias, atividade que visa alinhar uma agenda comum, pactuar acordos e fortalecer a articulação com parceiros. Organizada pela Associação dos Povos Indígenas Tiriyó, Katxuyana e Txikuyana (APITIKATXI), com apoio técnico e logístico do Iepé, a reunião dá continuidade às às discussões iniciadas na reunião anual do Núcleo Técnico do Tumucumaque, realizada em março, em Macapá.
Durante toda a semana foram discutidos diversos projetos voltados ao fortalecimento da implementação do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) das Terras Indígenas Parque do Tumucumaque e Rio Paru d’Este, em implementação há uma década. Para isso, foram até a Missão Tiriyó representantes do Iepé, da Funai, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), do Conselho Estadual de Educação (CEE), do Núcleo de Educação Indígena (NEI – SEED), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e da organização internacional Panthera.
“O encontro é um espaço importante para discutirmos vários assuntos de interesse da comunidade, como o problema da vassoura-de-bruxa e outras dificuldades que estamos enfrentando”, afirma Marcelino Tiriyó, presidente da APITIKATXI.
Atualizações sobre o Programa Grande Tumucumaque
O pesquisador do Imazon, Daniel Costa, viajou até a Missão para compartilhar alguns dos resultados do monitoramento de biodiversidade que está sendo realizado no território como parte das ações do Programa Grande Tumucumaque. A equipe acaba de retirar as câmeras trap e gravadores bioacústicos das primeiras trilhas e, no mês de junho, deve retornar à região para novas atividades de levantamento da presença de outros animais, como pássaros, sapos e borboletas. Ainda para falar sobre o Programa, esteve presente um representante da organização Panthera, que trouxe informações sobre uma nova parceria para atuação no território, com foco no monitoramento de felinos de grande porte, como as onças.

Outras pautas em destaque
Também houve espaço na programação para uma conversa sobre o funcionamento do Conselho Geral de Caciques e Lideranças Tiriyó, Katxuyana e Txikuyana (CCLTKT). Criado em 2016, o conselho, que completa 10 anos, tem sido uma instância importante no desenho da governança interna e por isso a importância de ter sua missão e objetivos atualizados foi defendida como mais uma tarefa importante para este ano.
A praga da vassoura-de-bruxa da mandioca, que já atingiu todas as aldeias da região, também foi tema de debate. Entrou na pauta o Projeto Solo Vivo, executado pelo Iepé desde 2022, que tem apoiado as comunidades no manejo das manivas para prevenir e combater a doença. Também foi apresentada uma nova iniciativa: o Proterra-VB. Com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e execução da Universidade Federal do Amapá (Unifap), com possível parceria do Iepé, o projeto prevê ações de assistência técnica e extensão rural, além de atividades de formação voltadas ao fortalecimento dos sistemas produtivos comunitários no Amapá e no Pará.
De forma remota, houve ainda a participação da médica Mariana Ferron, que abordou uma pauta crítica para a saúde na região: a contaminação por mercúrio, geralmente associada ao consumo de peixes contaminados. Ela apresentou informações sobre um estudo em andamento para analisar os níveis de contaminação, que deve incluir a coleta de amostras de cabelo de indígenas que vivem no Tumucumaque. Os participantes destacaram a importância da iniciativa e indicaram que essas atividades devem ser incorporadas à agenda da APITIKATXI ao longo deste ano.
Assim como foi feito na reunião de planejamento das aldeias do lado leste, realizada em março, representantes do Comitê Gestor do Fundo Pakará também estiveram presentes para discutir as demandas prioritárias a serem apoiadas pelo fundo em 2026.
O encontro foi organizado pela APITIKATXI, com apoio do Iepé, da Nia Tero, do LLF e do Bezos Earth Fund.
Comentários