Sonia Guajajara, Joenia Wapichana, Célia Xakriabá e Marina Silva assumem mandatos, com o objetivo de retomar a proteção ambiental e dos povos e comunidades tradicionais


Ester Cezar – Jornalista do ISA

Acompanhado de pessoas que representam, de fato, o povo brasileiro, foi assim que Luís Inácio Lula da Silva, novo presidente do Brasil, subiu a rampa do Palácio do Planalto para tomar posse no dia 1 de janeiro de 2023. Antiga aliada do meio ambiente e dos povos da floresta, Marina Silva tomou posse, em 4 de janeiro, como ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Em uma tentativa de golpe, extremistas apoiadores do governo Bolsonaro atacaram os prédios que representam os 3 poderes, na capital de Brasília, no dia 8 de janeiro. 

Em contraste à destruição, em 11 de janeiro tomam posse Sonia Guajajara, como ministra dos Povos Indígenas, e Anielle Franco, como ministra da Igualdade Racial. Ainda no mês de janeiro, por causa da crise humanitária que assola a Terra Indígena Yanomami, Lula decreta estado de emergência de saúde na área após visitar a região com ministros.

Fevereiro começou com a posse ancestral da Bancada do Cocar, em um evento organizado pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA). 

Partindo para o dia 3 de fevereiro, um dos momentos mais esperados pelos povos indígenas: a troca oficial de comando da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Quem assume é Joenia Wapichana, primeira mulher indígena advogada do Brasil, primeira mulher indígena deputada federal e, agora, primeira mulher indígena presidente da Funai.  

#MeioAmbiente #PovosIndígenas #Yanomami #Funai

Clique aqui para receber o Copiô, parente no seu WhatsApp

Produção: Ester Cezar

Roteiro: Ester Cezar

Apresentação: Ester Cezar e Helder Rabelo

Edição de áudio: Helder Rabelo

Artes para as redes sociais: Cristian Wariu

Saiba mais

“Nós somos o arco e vocês, as flechas”: mulheres indígenas celebram Célia Xakriabá e Sonia Guajajara em posse ancestral

É a vez da política indígena: começa novo momento da gestão pública para os povos originários

O que você precisa saber para entender a crise na Terra Indígena Yanomami

Fonte: https://www.socioambiental.org/noticias-socioambientais/copio-parente-mulheres-na-politica-socioambiental

Thank you for your upload