Mais de 20 indígenas dos povos Jupaú (Uru-Eu-Wau-Wau) e Paiter Suruí concluíram neste domingo (25) o Curso de Formação de Brigadas Voluntárias Indígenas, realizado pela Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé em parceria com a WWF-Brasil, Prevfogo/Ibama com apoio dos escritórios do WWF Alemanha e Dinamarca. Além dos povos indígenas, participaram ICMBio (Parque Nacional de Pacaás Novos), Frente de Proteção Etnoambiental Uru-Eu-Wau-Wau, WWF-Brasil.

Mais de 20 indígenas dos povos Jupaú e Paiter Suruí participaram da formação

Durante quatro dias, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas sobre o manuseio e armazenamento de equipamentos de segurança individual e equipamentos de prevenção e combate a incêndios florestais. Eles também aprenderam técnicas de queima controlada nos roçados e serão em suas comunidades as chamadas “pessoas de primeira resposta”, responsáveis por acionar as autoridades responsáveis no caso de grandes incêndios florestais.

“O fogo é uma coisa que se aproxima do nosso território, devido às queimadas que tem se intensificado bastante nas proximidades. É possível a gente ver, a gente têm respirado a fumaça. É uma coisa que a gente não quer, mas do jeito que está, pode acontecer um incêndio criminoso e invadir o nosso território”, relata o jovem Kuaimbu Juma-Uru-eu-wau-wau, de 20 anos, que participou da formação e ressaltou a importância da participação dos órgão federais no curso. 

As Associações Indígenas Jupaú e Metareilá receberam ainda abafadores, sopradores, equipamentos de proteção individual, entre outros.

Fonte: http://www.kaninde.org.br/indigenas-uru-eu-wau-wau-e-paiter-surui-concluem-curso-de-brigadistas-voluntarios-em-rondonia/

Thank you for your upload