Iniciativa acontece por meio de uma parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e a Universidade Federal de Minas Gerais
Objetivo é formar novos diretores das associações Yanomami e Ye’kwana, além de mulheres líderes da Terra Indígena Yanomami (Foto: Rep´rodução)
AI Oficina de Formação em Direitos Humanos aconteceu na capital de Roraima, reunindo jovens lideranças Yanomami e Ye’kwana. A capacitação começou no dia 14 de julho e a programação seguiu pela semana. A atividade integra o Projeto de Extensão em Direitos Humanos, Educação e Saúde Yanomami e Ye’kwana, fruto de uma parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que coordena as ações.
O objetivo é formar novos diretores das associações Yanomami e Ye’kwana, além de mulheres líderes da Terra Indígena Yanomami. No evento, o coordenador-geral do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), Igo Martini, celebrou o resultado da parceria entre a pasta e a UFMG para o fortalecimento das lideranças Yanomamis e Ye’kwana nos estados de Roraima e Amazonas.
“Essa formação é fundamental para capacitar novas lideranças a partir da experiência de líderes reconhecidos nacional e internacionalmente, que são acompanhados no programa de proteção”, destacou Martini. Na ocasião, o coordenador também apresentou a estrutura do Ministério e falou sobre a instalação do Centro de Referência em Direitos Humanos que será implementado em Roraima, reforçando o compromisso do Governo Federal com a proteção e a promoção dos direitos humanos na região.
O projeto surgiu como uma resposta às demandas apresentadas pelas lideranças Yanomami e Ye’kwana para a retomada das atividades nos campos da saúde, educação e proteção territorial. Participaram da oficina diversas associações indígenas, incluindo a Hutukara Associação Yanomami, a Associação Ye’kwana Wanassedumme e a Urihi Associação Yanomami, além de parceiros do Instituto Socioambiental. O PPDDH ofereceu suporte às lideranças indígenas que compareceram ao evento.
Texto: S.C.
Edição: B.N.
Para dúvidas e mais informações:
gab.sndh@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 – WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa
Comentários