Brasília, 26/06/2018 – No município de Novo Airão, no Amazonas, 29 indígenas da etnia Waimiri Atroari da comunidade Curiau receberam no último sábado, dia 23 de junho, os certificados de conclusão do Curso de Formação de Aquaviários-Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Máquinas Nível 1. Realizado pelo Departamento do Ensino Profissional Marítimo (EPM), da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). O curso ocorreu no período de 12 a 16 de junho de 2018.

A formação tem como objetivo qualificar os indígenas para a função de patrão de embarcações com até 10 AB (Arqueação Bruta) e potência propulsora até 170 Kilowatt, empregadas na navegação interior, como em lagos, rios e também no apoio portuário fluvial. Durante o curso, foram ministradas noções de navegação, marinharia, meio ambiente, prevenção da poluição hídrica, primeiros socorros e motores a combustão.

A especificidade do Curso de Formação de Aquaviários para os povos indígenas contribui para o aperfeiçoamento da arte de navegar, característica dos habitantes da Amazônia, além de incrementar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e o contribuir para a prevenção da poluição nos rios.

Para o indígena Wiribia Orencio Waimiri, a formação esclareceu as normas da Lei de Segurança na Navegação. “Foi muito importante o curso para aprendermos a navegar com segurança nos rios. Antes, não tínhamos esse conhecimento, tínhamos essa visão, mas, precisávamos aprender as normas corretas”, afirmou.

A cerimônia de entrega dos certificados também contou com a presença de lideranças indígenas, representando cada tribo local da etnia Waimiri Atroari.

Com informações e fotos do 9º Distrito Naval

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Ministério da Defesa

61 3312-4071

Fonte:
https://www.defesa.gov.br/noticias/44374-curso-de-aquavi%C3%A1rios-marinheiro-fluvial-certifica-ind%C3%ADgenas-em-novo-air%C3%A3o-am

Thank you for your upload