As Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) do DSEI Rio Tapajós (PA) realizaram ações de educação em saúde com foco na prevenção da COVID-19 e malária entre os dias 24 e 31 dezembro no Polo Base Caroçal Rio das Tropas – aldeias Rio das Tropas e PV.

Nas visitas domiciliares e rodas de conversa, foi explicado sobre a gravidade do coronavírus, a forma de contágio, transmissão e métodos de prevenção. As equipes reforçaram também as regras de etiqueta respiratória, a importância do uso das máscaras, da lavagem frequente das mãos, e de evitar aglomerações.

Além disso, foi executada a busca ativa utilizando a triagem para casos suspeitos de infecção do coronavírus, dentre outras patologias respiratórias. Também foi realizada a busca ativa para malária, através da coleta da “Gota Espessa” de toda população presente na aldeia PV.

Diarreia

Os indígenas também receberam orientações sobre a diarreia e uso correto do hipoclorito de sódio na água consumida. Na Cartilha Orientativa Diarreia, é ensinado de forma didática e ilustrativa o que é a diarreia, os tipos de diarreia e a influência do meio ambiente.

 

 

 

Fonte: https://saudeindigena1.websiteseguro.com/coronavirus/viewNoticia.php?CodNot=f5959fa25d

Thank you for your upload